terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Operários e campesinos, com a voz e os punhos unidos!


                                                      
Milhares de camponeses inundaram o centro de Atenas, fora do Parlamento. Os camponeses, levando a cabo uma luta de sobrevivência econômica por mais de 20 dias e noites, bloquearam o entorno de 100 pontos das estradas nacionais. Em prévio chamamento de 68 assembleias de bloqueio se decidiu uma manifestação pan-helênica de todos os camponeses na praça Sintagma, em Atenas.

A manifestação foi decidida como passo seguinte na culminação da luta do pequeno e médio campesinato, no comício que ocorreu há uma semana em Nikea, Larisa, onde se deu também a orientação de que os bloqueios continuariam e se tornariam mais fortes, que sua ação em cada lugar se tornaria mais profunda, sendo repudiada cada tentativa do governo de montar um cenário de diálogo para manipular a luta campesina, sem a derrubada de nenhuma das medidas que esmagam o pequeno e médio campesinato.

Dezenas de milhares de camponeses chegaram a Atenas em ônibus e barcos para se manifestarem, enquanto as pessoas concentradas receberam com entusiasmo um número simbólico de 18 tratores que começaram um dia antes o protesto, a partir do maior bloqueio do país, na estrada nacional, em Nikea (Larisa). Os 18 tratores, que chegaram após 14 horas de viagem, tinham alçadas bandeiras com o rosto de Marinos Antipas (1872-1907), revolucionário socialista, que foi assassinado pelos latifundiários.

Na concentração, falaram representantes de muitos bloqueios e sindicatos de trabalhadores.

A manifestação de todos os campesinos que durou dois dias, recebeu o apoio e a solidariedade dos trabalhadores e as demais camadas populares. Com sua participação, os sindicatos de classe, aglutinados na Frente Militante de Todos os Trabalhadores (PAME), ressaltaram a necessidade de fortalecer a luta comum com o pequeno e médio campesinato, fortalecer a aliança da classe trabalhadora com as camadas populares pobres do campo e da cidade. 

O êxito da manifestação campesina, em combinação com a vitoriosa greve geral pan-helênica de 4 de fevereiro, criam melhores pré-condições de culminação da luta operário-popular, com a exigência de que o governo retire a lei-guilhotina sobre a Seguridade Social.

Tal como ressaltaram os presidentes das associações campesinas das regiões de Karditsa e de Larisa, os camponeses que lutam, depois da concentração em Atenas, regressarão a seus bloqueios, onde decidirão as formas de continuação de sua luta adiante.

Declarações do Secretário Geral do KKE

O Secretário Geral do Comitê Central do KKE participou da manifestação campesina pan-helênica na tarde de 12/2, na praça Sintagma e fez a seguinte declaração:

“As exigências dos camponeses são justas. A luta dos camponeses gregos é justa. Estamos do seu lado. O governo terá que parar de caluniar o movimento campesino, os camponeses gregos. Lutam para que eles, para que suas famílias vivam com dignidade, para que permaneçam em suas terras, em seus povoados. Para que possam viver com dignidade e produzir para que o povo grego tenha a alimentação necessária. A produção primária, a economia agrícola, tem que ser reforçada já.

O governo, depois desta mobilização popular, há de retirar o projeto-lei-monstruosidade contra a seguridade social. Este projeto-lei não pode ser melhorado, não pode ser emendado. Se finalmente chegar ao parlamento, terá que ser votado contra. Não podem ser aprovados os projetos-leis fiscais que recaem outra vez sobre o campesinato grego, sobre o povo grego inteiro.

Ao contrário, deverão ser derrubadas as leis-guilhotinas fiscais, todas as leis contra a seguridade social, o petróleo deverá ser entregue tal como está grátis, tal como é dados aos empresários marítimos, assegurando que o campesinato grego tenha fornecimento de eletricidade para que possa produzir e alimentar o povo grego, sua família com dignidade e com orgulho nos campos gregos, na zona rural grega. 

Estamos com eles, os trabalhadores, os desempregados, todos os demais camponeses de toda a Grécia, que não estão aqui hoje, os autônomos, os e as jovens, as mulheres das famílias populares. Continuaremos até a vitória. Ânimo a todos e a todas”.

O SG do CC do KKE, Dimitris Koutsoumbas participou da manifestação em solidariedade e de luta comum com o pequeno e médio campesinato levada a cabo por sindicatos operários, Federações e Centros de Trabalhadores aglutinados no PAME e declarou ante os representantes dos meios de comunicação o seguinte:

“A mensagem é uma só: Operários e camponeses, com a voz e os punhos unidos! Operários, camponeses, autônomos das cidades, aposentados, jovens, mulheres das famílias populares têm interesses de classe comuns, contra a classe que lhes explora, contra as leis-guilhotinas antipopulares tal como é a lei de seguridade social e de impostos, contra os governos que votam estas leis, contra as alianças de lobos que chupam o sangue de nosso povo. Aliança popular e ofensiva já!”

Fonte: http://es.kke.gr/es/articles/Obreros-y-campesinos-con-la-voz-y-los-punos-unidos/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário