quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Acadêmicos italianos se somam ao boicote a Israel

                                       

Dezenas de acadêmicos italianos assinaram uma petição a favor de um boicote às universidades israelenses, por conta de seu papel nas atrocidades do regime sionista contra os palestinos.

Publicada na quarta-feira, a petição obteve até agora o apoio de quase 170 acadêmicos de 50 universidades italianas.

“As universidades israelenses cooperam com a investigação militar e o desenvolvimento de armas utilizadas pelo Exército israelense contra a população palestina, além de oferecerem um apoio inegável à ocupação e colonização da Palestina”, assinala a petição.

A petição aponta o Instituto Israelense de Tecnologia, situado na cidade de Haifa e conhecido como Technion, indicando que ele “leva a cabo a investigação em uma ampla serie de tecnologias e armas utilizadas para oprimir e atacar os palestinos”.

Segundo os acadêmicos italianos, o Technion cooperou com a fabricação dos drones “utilizados pelo Exército israelense para disparar contra civis no Líbano, em 2006, e em Gaza, em 2008-2009 e em 2014”.

O Instituto também desenvolveu uma tecnologia que permite às escavadeiras israelenses demolirem habitações palestinas, sendo operadas por controle remoto, assinalaram os acadêmicos.

A campanha enfatiza, também, seu apoio ao movimento de Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS), uma campanha global que utiliza as pressões econômicas sobre Israel para alcançar os objetivos do movimento – o fim da ocupação israelense e da colonização dos territórios palestinos, assim como uma plena igualdade para os árabes que vivem nos territórios ocupados em 1948 e o respeito ao direito ao retorno dos refugiados palestinos.

“Convidamos a todos que se solidarizem com a luta do povo palestino a unir-se à campanha BDS até que Israel reconheça o direito inalienável do povo palestino à autodeterminação e cumpra com a lei internacional”, assinala a petição.

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2016/01/30/academicos-italianos-se-suman-al-boicot-a-israel/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário