sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Reunião Plenária do Comitê Central do PCC examina documentos que serão debatidos no 7º Congresso do Partido

                                                                   
                                                                              Photo: Estudio Revolución


A reunião foi presidida pelo primeiro secretário do CC-PCC, general-de-exército Raúl Castro Ruz tendo também a participação dos membros do Conselho de Ministros

A 13ª Reunião Plenária do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba examinou durante duas frutíferas jornadas vários documentos que serão apresentados ao 7º Congresso, que se celebrará em abril deste ano.

Foi debatido o tema da Conceituação do Modelo Econômico Social Cubano de Desenvolvimento Socialista, acerca do qual os membros do Comitê Central emitiram previamente em torno de 600 considerações.

O chefe da Comissão Permanente para a Implementação e Desenvolvimento e membro do Bureau Político, Marino Murillo Jorge, informou que todas as opiniões estão sendo processadas para apresentar ao 7º Congresso um documento de mais qualidade. 

“De maneira geral, disse, existe consenso sobre a importância de definir as bases teóricas e as características essenciais de nosso modelo econômico e social”.

Explicou que o documento que finalmente seja aprovado “não é estático, mas sim dinâmico”, e continuará sendo examinado no período que transcorra entre um e outro congresso.

Na reunião também foi apresentado o relatório do “Programa de Desenvolvimento Econômico e Social até o ano 2030. Proposta de Visão da Nação, Eixos Estratégicos, Objetivos e Setores Estratégicos”, questão na qual se está trabalhando desde o ano 2012 e que será submetido igualmente à consideração dos delegados ao congresso partidário.

Este Programa de Desenvolvimento é encaminhado a resolver os problemas estruturais de nossa economia, a partir de políticas de governo com abordagens integrais e sustentáveis, que respondam a uma visão estratégica e consensual de médio e longo prazos.

Igualmente, realizou-se uma avaliação dos resultados da implementação das Diretrizes da Política Econômica e Social do Partido e a Revolução, bem como sua atualização para o próximo período. 

Acerca deste assunto, os participantes destacaram o quanto se tem avançado no quinquênio, ainda que algumas das medidas não tenham um impacto real na economia familiar, e tudo o que falta por fazer para cumprir o aprovado no 6º Congresso.

Soube-se que nestes cinco anos das 313 Diretrizes tem sido implementado 21% delas e os 77% restantes estão em meio desse processo.

Os membros do Comitê Central receberam, ainda, uma informação sobre os resultados do processo de reorganização da dívida externa do país, por parte do vice-presidente do Conselho de Ministros, Ricardo Cabrisas Ruiz. De maneira particular conheceram detalhes do acordo conseguido com o Clube de Paris.

Nas próximas edições o jornal Granma dará mais informações sobre os temas avaliados pela 13ª Reunião Plenária. (Com o Granma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário