segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Conferência Estadual do PCB é sucesso

                                                          
Túlio Lopes (*)


Os comunistas do PCB realizaram no último fim de semana a etapa estadual da conferência política e de organização nacional do Partido. 

de 100 pessoas de diversas regiões de Minas Gerais estiveram presentes.

Desde o processo de reconstrução revolucionária do PCB, iniciado nos anos 90, o Partido organizou-se em diversas cidades pólo de Minas Gerais, com destaque para Belo Horizonte, Sabará, Ribeirão das Neves, Contagem, Betim, Governador Valadares, Ipatinga, Uberaba, Uberlândia, São João Del Rei, Juiz de Fora, Barbacena, Teófilo Otoni e Mariana.

O Ato Político de abertura da conferência, realizado na manhã de sábado (23) no plenário Amynthas de Barros, contou com a presença de aliados importantes na luta dos comunistas. Sarah Azevedo e Jakson representaram o Partido Socialismo e Liberdade-PSOL, o companheiro Renato representou o Partido Comunista Revolucionário-PCR, a companheira Vanessa Portugal representou o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado-PSTU, e o camarada Vaguinho representou o Movimento Rural dos/as Trabalhadores/as Sem Terra-MST. 
                                                            
Após o ato de abertura, o camarada Eduardo Serra assistente do Comitê Central em Minas Gerais fez uma exposição sobre a Tese Poder Popular: conceituação e caminhos de construção, seguida de um debate qualificado com diversas intervenções dos presentes.

No domingo, 24 de janeiro, os militantes do PCB receberam com muita alegria a presença de um antigo militante comunista, o camarada Arutana Cobério Terena.

Militante comunista desde os anos 50, Arutana foi vereador do PCB na capital mineira no final dos anos 80 e retomou as atividades partidárias em 2011. 

Em sua intervenção Arutana destacou a necessidade do exemplo revolucionário dos militantes comunistas e a atualidade da luta revolucionária.

Foram debatidas as teses: I – O Poder Popular; II Inserção do PCB no movimento de massas e na classe trabalhadora. O papel das Frentes de Massa e sua relação com o PCB; e III – Organização para um partido revolucionário. 

Após o debate, ponto a ponto das teses, foram eleitos os delegados e suplentes que irão participar da Conferência Nacional Política e de Organização do PCB. 

Durante a conferência foram realizadas duas importantes plenárias. Uma da corrente Sindical Unidade Classista e outra da União da Juventude Comunista.

(*) Túlio Lopes é Secretário Político do PCB em Minas Gerais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário