quinta-feira, 6 de novembro de 2014

MEU RECADO

Na Feira Internacional de Havana
                                   
José Carlos Alexandre 

Permaneci horas na Feira de Havana, em 1989.

Ano em que o país estava começando uma certa transição...

Ainda com o apoio da União Soviética...

Eu próprio comprei maquina fotográfica soviética numa das tiendas...

Bem, na Feira de Havana foi quando, além de conhecer o melhor da indústria participante, ainda tive as primeiras demonstrações da eficiência da medicina cubana.

Com o calor sufocante de Havana, minha mulher,  grávida de nosso filho Yuri, passou mal.

E olhe que não fomos ao "Comedor de Empreados", um dos maiores restaurantes que já havia visto...

Havíamos almoçado  uma paella com feijão mouro não me lembro se no Vedado ( um dos bairros mai badalados de Havana) ou se em Habana Vieja...

Com o melhor dos mojitos e umas "cervejitas"...

O certo é na Feira, instalada no Parque Lenin,  ela começou a suar demais e a sentir outros incômodos...

Imediatamente a coloquei numa cadeira de rodas e nos dirigimos para o setor de atendimento médico.

Atendimento de imediato...

Com eficiência suficiente que nos permitiu ir ao teatro à noite, sem quaisquer problemas...

Yuri nasceu lindo e forte em final de agosto...

Em Belo Horizonte.

Outra vez que precisei fazer uso da medicina cubana estava sozinho em Cuba.

Então dirigi-me ao Hospital Irmãos Almeijeiras, que costuma atender estrangeiros.

Lá me deram um recipiente pequeno com uma pomada pretinha, com a recomendação de esfregá-la no braço pouco antes de me deitar...

Já se passaram anos.

Nunca mais tive de me queixar por não sentir a tal de dor no braço...

No princípio do ano fui a um hospital de BH e lá estavam trabalhando dois médicos cubanos.

Infelizmente não tive a honra de ser atendidos por eles...

Foi durante a primeira e quisera única crise de gota que tive...

Mal conseguia me deslocar...

Só o fazendo com a ajuda do Yuri, hoje estudante em pós-graduação e empresário bem-sucedido em BH...

Nenhum comentário:

Postar um comentário