quarta-feira, 5 de novembro de 2014

A violência de Estado atual e suas raízes (11/11)

                                                                
                                                           
A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e a Clínica do Testemunho Instituto Sedes Sapientiae realiza a jornada interdisciplinar "A violência de Estado atual e suas raízes", atividade que integra o eixo de Capacitação deste projeto que oferece atendimento psicológico aos afetados pela ditadura no Brasil.

LOCAL: Auditório Instituto Sedes Sapientiae. Ministro Godoy, 1484. Perdizes, São Paulo
DATA: 11 DE NOVEMBRO DE 2014
HORÁRIO: 9h30 às 17h

Esta Jornada é produto de cinco (5) Oficinas de Capacitação, realizadas com profissionais da Saúde e da Justiça, durante os anos 2013 e 2014, onde o principal objetivo foi aprimorar uma escuta diferenciada nos processos terapêuticos e/ou jurídicos onde estivessem implicados sujeitos afetados pelas marcas traumáticas da violência do Estado, durante a ditadura militar (1964-1988) e na atualidade.

A atividade integra o eixo de Capacitação do Projeto Clinica do Testemunho Instituto Sedes Sapientiae da Comissão de Anistia, que oferece atendimento psicológico aos afetados pela perseguição política durante o regime ditatorial no Brasil, e deseja potencializar a formação e a atuação dos profissionais que prestam serviços à população de baixa renda e socialmente mais vulnerável.

O evento acontecerá em duas etapas. 

9h30
Apresentação do Projeto
Maria Cristina Ocariz. Psicanalista. Coordenadora da Clínica do Testemunho Instituto Sedes Sapientiae. Professora do Curso de Psicanálise do ISS.

10h à 12h30
Mesa 1: “Clínica, Memória e Cidadania”
Vera Warchavchik. Psicanalista. Professora do Curso Formação em Psicanálise. Membro da Diretoria do Instituto Sedes Sapientiae.

“Violência de Estado e resistências” 
Maria de Fátima Vicente. Psicanalista. Professora do Curso de Psicanálise Diretora adjunta da Clínica Psicológica do Sedes (2003-2012). Diretora do Instituto nos períodos 2000-2002 e 2007-2012.
Debate entre os participantes.

14h
Mesa 2: “A memória do medo no Brasil contemporâneo”
Vera Malaguti Batista. Professora de Criminologia da UERJ, secretária- geral do Instituto Carioca de Criminologia. Diretora da Revista Discursos sediciosos: crime,
direito e sociedade.

Abertura para Conversa Pública. Testemunhos.

17h
Fechamento da Jornada


EQUIPE DE TERAPEUTAS-PESQUISADORAS 
Maria Cristina Ocariz (Coordenadora) 
Maria Carolina Gentile Sciulli 
Maria Liliana I. Emparan Martins Pereira
Nana Corrêa Navarro 
Paula Salvia Trindade
Tereza Cristina Gonçalves

ENTRADA GRATUITA. NÃO É NECESSÁRIA INSCRIÇÃO PREVIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário