sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Contra a criminalização da Liga dos Comunistas da UFOP

                   

                 Nota de repúdio à criminalização da Liga dos Comunistas (UFOP)

17/11/2017

O Partido Comunista Brasileiro-PCB, a corrente Sindical Unidade Classista, a União da Juventude Comunista e os Coletivos Ana Montenegro, Minervino de Oliveira e LGBT Comunista vêm a público manifestar repúdio à tentativa de criminalização via inquérito da Polícia Federal sobre as atividades acadêmicas da Liga dos Comunistas da UFOP – Núcleo de Estudos Marxistas, desde 2009 vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico – CNPQ.

Reiteramos também nosso repúdio à proibição do Centro de Difusão do Comunismo-CDC UFOP (cassado em 14 de agosto de 2013) e a tentativa de criminalização do Grupo de Estudos e Pesquisa Marx, Trabalho e Educação da FAE-UFMG (processo arquivado) que ocorreu no primeiro semestre 2017.

O anticomunismo presente e crescente no Brasil e no mundo tem como alvo principal os partidos comunistas, seus militantes, e as lideranças sindicais, estudantis e populares. 

No âmbito acadêmico universitário seu alvo predileto são os professores e estudantes vinculados aos grupos e núcleos de pesquisa que contestam o status quo dominante. 

Os conservadores e os grupelhos fascistas buscam utilizar o aparato do Estado Burguês para tentar coibir, proibir e reprimir todas as manifestações de livre pensamento crítico à ordem do Capital.

O coordenador do núcleo de pesquisa, professor André Mayer, é um destacado dirigente sindical, presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Ouro Preto (ADUFOP) – seção sindical do ANDES-Sindicato Nacional e membro do Comitê Estadual do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e da corrente sindical Unidade Classista.

Convocamos os/as militantes do PCB e de seus coletivos partidários (UC, UJC, CFCAM, CNMO e LGBT Comunista) a marcarem presença na porta da Delegacia da Polícia Federal em Belo Horizonte no dia do depoimento do camarada André, em um ato de solidariedade. O depoimento irá acontecer no dia 29/11/17, quarta-feira, a partir das 14h.

Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário