domingo, 24 de novembro de 2013

Projeto Cine Bijou mostra “O Dia que Durou 21 Anos”

                                                                           
  
Ciclo de ditaduras na América Latina nos anos 1960 e 1970 foi o tema este ano e se encerra com o filme de Camilo Tavares sobre a participação dos Estados Unidos na promoção dos golpes que levaram ao terrorismo de Estado na região. Sessão gratuita: sábado, 30/11, às 15h. Debate com o diretor após a exibição. Inscrições: contato@nucleomemoria.org.br

O Projeto Cine Bijou mostra, no encerramento da terceira edição do ciclo, o documentário O dia que durou 21 anos, de Camilo Tavares. Nele, o diretor aborda a participação dos Estados Unidos no planejamento e na execução do golpe de Estado civil-militar de 1964. 

Camilo é filho do jornalista Flávio Tavares – militante político detido pela ditadura que deixou a prisão com o grupo de 15 ex-presos políticos trocados pelo embaixador americano Charles Elbrick, sequestrado no Rio de Janeiro pela ALN e MR-8, em 1969 – e nasceu no exílio (na Cidade do México). Seu nome é uma homenagem do pai ao padre e guerrilheiro colombiano Camilo Torres, morto em 1966.

O documentário utilizou documentos oficiais liberados pelo governo americano e pela Biblioteca Presidencial Lyndon Baines Johnson, e também áudios divulgados pela ONG The National Security Archive. Esse conjunto de informações, somado aos depoimentos obtidos por Camilo Tavares, desnudam a estratégia de desestabilização do governo democrático de João Goulart pelos EUA e a posterior implantação de regimes de terrorismo de Estado em toda a América Latina.

O diretor Camilo Tavares debaterá com o público após a sessão.

Sessão gratuita.

Inscrições exclusivamente pelo e-mail contato@nucleomemoria.org.br.

O dia que durou 21 anos - 30/11
Direção: Camilo Tavares
Produção: Brasil, 2012
Depoimentos: James Green, Peter Kornbluh, Flávio Tavares, Plínio de Arruda Sampaio, Hernani Fittipaldi, Robert Bentley, Carlos Fico, Ivan Cavalcanti Proença, Gal. Newton Cruz, Jarbas Passarinho, Denise Assis, Almirante Júlio de Sá Bierrembach

30 de novembro, sábado, 14h
Teatro Studio Heleny Guariba
Praça Roosevelt, 184
São Paulo / SP
Lotação: 80 lugares

Nenhum comentário:

Postar um comentário