quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Audiência da CNV colhe depoimentos, em BH, sobre papel das igrejas durante a ditadura

                                                   
Emely Vieira Salazar será uma das depoentes
A Comissão da Verdade em Minas Gerais (Covemg) em parceria com a Comissão Nacional da Verdade (CNV) realizam, nos dias 29 e 30 de novembro, audiência pública sobre o papel das igrejas durante a ditadura. A atividade acontece no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Belo Horizonte, a partir das 19h. 

A audiência que terá a presença dos assessores da CNV Anivaldo Padilha e Luci Buff tem como objetivo ouvir 12 pessoas que sofreram ou presenciaram graves violações de direitos humanos no regime militar.

Após a abertura no dia 29, às 19h30, serão colhidos os depoimentos da fundadora e secretária do Movimento Feminino pela Anistia e membra da Ordem Franciscana Secular, Maria Zélia Castilho e da militante dos movimentos da Juventude Estudantil Católica e da Juventude Operária Católica, Angelina Leite.

No sábado, 30, será feita uma homenagem a Renato Godinho Navarro e a esposa Maria Helena de Coutinho,pelo testemunho de superação. Godinho foi militante da Ação Popular (AP), organização que o levou a trabalhar como operário em Contagem, Minas Gerais. Ele também foi preso no segundo semestre de 1968 quando a polícia invadiu a igreja onde se realizava uma assembleia de metalúrgicos.

Outro destaque na colhida de depoimentos é o dominicano que participou e apoiou à luta contra a ditadura, Frei Oswaldo Augusto Rezende. Ele sofreu várias ameaças e inquéritos militares e era um dos principais responsáveis pela relação entre os dominicanos e a Aliança Libertadora Nacional.

Durante a audiência, também serão ouvidos Maria Helena Magalhães, Pedro Miguel Rojo, Berta Goifman, Michel Le Ven, Apolo Lisboa, Emely Vieira, Márcio Alves e Alberto Duarte.

Grupo de trabalho: Papel das igrejas durante a ditadura - O grupo examina a postura política de instituições religiosas e seus integrantes em relação ao regime ditatorial. Busca esclarecer a participação de instituições religiosas cristãs e/ou de suas lideranças clérigas ou leigas, tanto no apoio a movimentos de resistência à ditadura, quanto na contribuição à repressão, analisando os fatos e as circunstâncias de graves violações de direitos humanos correlatos ao seu tema.

SERVIÇO:

Audiência Pública o papel das igrejas durante a ditadura
Quando: 29 e 30 de novembro
Horário: dia 29, às 19h e dia 30, das 9h às 19h
Onde: Auditório da OAB
Endereço: Rua Albita, 260, Bairro Cruzeiro – Belo Horizonte.

Transmissão ao vivo: http://www.twitcasting.tv/CNV_Brasil

Um comentário:

  1. Caro amigo José Carlos Alexandre. Agradeço a divulgação do nosso evento mas há equívocos em relação aos nomes dos convidados. Não sei qual foi a fonte que te passou. Os nomes são:
    1- Frei Oswaldo Augusto Rezende Júnior

    2 - Michel Le Ven

    3- Padre Miguel Elosua Rojo

    4- Emely Vieira Salazar


    5- Apolo Heringer Lisboa

    6- Renato Godinho Navarro

    7- Frei Cláudio van Balen


    8- Maria Zélia Castilho de Souza Rogedo

    9 - Pastor Márcio Moreira


    10 - Berta Ludischevitch Goifman


    11 - Angelina Leite Ribeiro Garcia .

    12- Betinho Duarte.

    ResponderExcluir