domingo, 24 de novembro de 2013

MOÇÃO DE SOLIDARIEDADE

                                                            

(Partido Comunista do México)

Os Partidos Comunistas e Operários reunidos no 15° Encontro Internacional dos Partidos Comunistas e Operários, em Lisboa, entre 8 e 10 de novembro de 2013, expressam:

Solidariedade com a classe trabalhadora da América Latina contra as políticas de desvalorização da força de trabalho aplicadas pelos Estados, independentemente se desenvolvem uma gestão "neoliberal" ou "progressista", no contexto da crise do capitalismo, buscando a não diminuição dos lucros dos monopólios não diminuam seus lucros

Solidariedade com a luta dos povos e dos trabalhadores contras as políticas privatizantes do petróleo e da energia, concretamente com as resistências de orientação classista no Brasil e no México.

Solidariedade com as lutas dos povos da Colômbia, Chile, Argentina, México, Peru, Guatemala, República Dominicana, contra os monopólios extrativistas da mineração que retiram as comunidades de suas terras e impõem condições de exploração do trabalho assalariado de semiescravidão, sem direitos trabalhistas, com extenuantes jornadas de trabalho, acidentes de trabalho e depredação do meio ambiente. Condenamos a promoção de organizações paramilitares em vários países pelos monopólios para a liquidação física dos camponeses, indígenas, organizadores comunitários e dos movimentos que resistem.

Ratificamos nosso respaldo às ações para romper com os tratados de livre comércio que tanto os EUA, como a UE, assinaram com vários países da América Latina, já que estes beneficiam estritamente os monopólios das partes contratantes em prejuízo dos trabalhadores. Chamamos a atenção para o fato de que as nações imperialistas não são benéficas para a soberania e a prosperidade popular. Ainda que tenham a roupagem da multipolaridade, as alianças interestatais capitalistas por sua natureza de classe estão em conflito com as aspirações dos povos e dos interesses da classe trabalhadora.

Expressamos nosso apoio aos diálogos que ocorrem em Havana, Cuba, entre as FARC-EP e o governo colombiano, em busca da paz e da solução política ao conflito social e armado que dura mais de cinco décadas. Exigimos garantias para a participação do povo colombiano e de suas organizações, tais como Colombianas e Colombianos pela Paz, a Marcha Patriótica, o Partido Comunista Colombiano. Exigimos a liberdade de todos os presos políticos que superlotam as prisões. 

De maneira relevante, demandamos a imediata libertação de Huber Ballesteros. Repudiamos as pressões dos governos e organizações de "esquerda" pelo desarmamento incondicional das FARC-EP. Consideramos um dever internacionalista respaldar a luta da classe trabalhadora e do povo, com as formas de luta escolhidas por eles mesmos, contra o poder burguês até a vitória final. 

Saudamos o 50° aniversário das FARC-EP, a ser celebrado no próximo 27 de Maio. As FARC-EP foram fundadas pelo comandante Manuel Marulanda. Exigimos que seja retirada da lista de organizações terroristas, onde foi inscrita pelos ditames do imperialismo e que seja reconhecida como força beligerante.

Exigimos o fim do bloqueio a Cuba socialista e a abolição da "Posição Comum" anticubana da UE, assim como a libertação dos quatro patriotas cubanos que permanecem nas prisões norte-americanas por lutarem contra as ações terroristas de sabotagem.

Acompanhamos os acontecimentos na Venezuela, Bolívia e Equador, os planos imperialistas que visam desestabilizá-los econômica e politicamente. Expressamos nossa solidariedade internacionalista com as forças e as lutas populares. Reafirmamos nosso apoio internacionalistas aos partidos comunistas destes países, no marco do internacionalismo proletário.

Saudamos o XVIII Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, que ocorrerá em Quito, Equador, de 7 a 13 de dezembro.

Os partidos assinados:

Partido Comunista Alemão

Partido Comunista Brasileiro

Partido Comunista da Austrália

Partido Comunista da Dinamarca

Partido Comunista dos Povos de Espanha

Partido Comunista Guadalupense

Partido Progressista do Povo da Guiana

Novo Partido Comunista da Holanda

Partido Comunista do Luxemburgo

Partido Comunista de Malta

Partido Comunista do México

Partido Comunista do Paquistão

Partido Comunista Sudanês

Partido Comunista da Ucrânia

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário