sexta-feira, 28 de junho de 2013

Vanguarda artística e intelectual tem muito que contribuir para atualização do modelo socialista

                                                               
Convocado o Oitavo Congresso da UNEAC. Miguel Díaz-Canel participa na apresentação da Comissão Organizadora, presidida por Miguel Barnet

A vanguarda artística e intelectual tem muito com que contribuir à atualização do modelo socialista cubano, um de cujos componentes é a política cultural.

  Sob essa premissa, durante uma sessão do Conselho Nacional da organização efetuada em 27 de junho, foi lançada a convocatória ao Oitavo Congresso da União dos Escritores e Artistas de Cuba (Uneac), processo que se porá em andamento nas bases durante o segundo semestre do ano em curso e que deve culminar no ano 2014.

  Ao comentar a incidência do Congresso no contexto da implementação das Diretrizes aprovadas pelo último Congresso do Partido, o primeiro vice-presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros e membro do Bureau Político, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, advertiu que a cultura nunca deixará de ser uma prioridade.

  “As mudanças, precisou, não só compreendem o funcionamento econômico e o crescimento material, mas também a vida espiritual e os valores culturais, que são em definitiva os que dão sentido ã nossa sociedade”.

  Díaz-Canel ponderou o papel da Uneac no último lustro, desde o sétimo Congresso da organização, e reclamou o debate aberto e o compromisso participativo dos criadores na análise dos problemas, o qual deve contribuir a estabelecer uma filosofia de trabalho que avalie os critérios da intelectualidade artística e científica, na altura de tomarmos decisões políticas e estatais.

  Preside a Comissão Organizadora o poeta, narrador e etnologista Miguel Barnet, quem veio desenvolvendo um trabalho de mérito à frente da entidade, e é integrada, ainda, por 45 membros, escritores, músicos, e artistas plásticos, das artes cênicas e dos meios audiovisuais, que gozam de prestígio.

  Durante a sessão do Conselho, na qual também marcou presença o assessor do presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, Abel Prieto e na que se prestou homenagem póstuma ao cineasta Alfredo Guevara, ao compositor César Portillo de la Luz, ao pintor e poeta Adigio Benítez e à pesquisadora da cultura popular Ada Mirta Cepeda, interveio a doutora Graziella Pogolotti para fazer um reconto dos princípios fundacionais, os avatares e os espaços conquistados pela UNEAC desde suas origens até a atualidade. (Com o Granma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário