segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

DECLARAÇÃO DA INICIATIVA DO COMUNISTA EUROPEU | No centenário da Revolução de Outubro

                                                                               
A Iniciativa Partidos Comunistas cumprimentou a classe trabalhadora, todos os trabalhadores da Europa por ocasião do centenário do maior evento do século XX - a Revolução de Outubro! 

Em outubro de 1917, provou na prática a correção da teoria leninista, afirmando que a vitória do socialismo é possível em um único país ou em um grupo de países, como resultado do desenvolvimento desigual do capitalismo. 

A classe trabalhadora da Rússia, impulsionada por uma teoria revolucionária desenvolvida pela vanguarda da classe - o Partido Comunista, realizou a revolução e incorporou os sonhos de milhões de trabalhadores para uma vida melhor, para um sistema econômico social justo, cujo critério é não o lucro capitalista, mas a satisfação das necessidades cada vez maiores das pessoas.

O sistema capitalista mundial movido por suas contradições levou a humanidade à Primeira Guerra Mundial, que levou a vida a muitos milhões de pessoas. As revoltas revolucionárias que surgiram contra esse cenário na Alemanha, Áustria, Itália, Hungria e outros países foram cruelmente suprimidas. 

Os poderes imperialistas intervieram ativamente na Guerra Civil na Rússia, mas foram derrotados. A revolução ganhou! Sua vitória confirmou a necessidade de solidariedade internacional da classe trabalhadora contra os capitalistas, a possibilidade de construir uma sociedade socialista somente através da ditadura do proletariado, a necessidade de acabar com o Estado burguês, a não participação no governo burguês e a ausência de tipos de transição do poder entre o capitalismo e o socialismo.

Por mais de sete décadas após outubro de 1917, os trabalhadores da União Soviética experimentaram ganhos sem precedentes. O primeiro estado socialista do mundo está a caminho da economia no interesse do povo, na ciência, na tecnologia e nos campos da sociedade e da cultura. Os trabalhadores da URSS receberam o direito ao trabalho, o desemprego e a discriminação contra as mulheres foram eliminados. 

O estado dos trabalhadores e dos camponeses introduziu educação gratuita em todos os níveis e cuidados médicos gratuitos para todo o povo. O poder soviético protegeu o resto dos trabalhadores, proporcionou acesso universal à cultura e aos esportes. Os soviéticos, como forma organizativa da ditadura do proletariado, envolveram os trabalhadores na gestão dos assuntos da sociedade, elevando o nível político das massas a alturas sem precedentes.

A capital nos países capitalistas sob a pressão do socialismo e das lutas tenazes dos trabalhadores foi forçada a fazer concessões: um dia útil de oito horas e direitos de sufragio universal foram introduzidos, as pessoas adquiriram direito a pensões, benefícios, férias para o primeiro Tempo. A URSS fez um enorme contributo e desempenhou o papel principal no esmagamento do fascismo e da grande vitória antifascista dos povos. Além disso, a URSS fez contribuições excepcionais através da multifacetada solidariedade internacionalista que proporcionou aos povos em sua luta para derrubar o sistema colonial.

A derrota do primeiro estado socialista do mundo anulou os ganhos sociais dos trabalhadores, tanto nos países socialistas como nos países capitalistas. É um retrocesso temporário que não anula o fato de que a era em que vivemos é a era da transição do capitalismo para o socialismo. Apelamos as pessoas, a juventude a estudar mais profundamente as causas, a realidade e a verdade sobre a dissolução do socialismo e rejeitar a propaganda da burguesia, a UE, os governos capitalistas e seus aparelhos, para denunciar a falsificação da história, e a inaceitável identificação do comunismo com o fascismo.

A realidade nos prova que o capitalismo está desatualizado e só pode oferecer o mesmo que há 100 anos - pobreza, degradação, guerras, crises econômicas cíclicas - e que a única alternativa real para isso é a experiência inestimável da Revolução Socialista de Grande Outubro ! 

Temos fé inquebrável e certeza de que a classe trabalhadora, os povos, assumindo a liderança do gelo quebrado e a estrada que foi aberta, realizarão revoluções socialistas mais maduras, mais experientes, mais eficazes e capazes, que desta vez seja irreversível. Em qualquer caso, estamos vivendo na era das revoluções socialistas, que foi inaugurado por Great October. O curso da história não pode ser revertido. 

27/10/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário