terça-feira, 11 de julho de 2017

Cinema e realidade em casa


                                                                                                   Arte Carta Maior


A partir desta semana, Carta Maior trará a você o projeto Cinema e realidade em casa, com sugestões de filmes que nos levam a refletir sobre a realidade que vivemos no Brasil e no mundo. Uma contribuição ao rico repertório cultural de nossos leitores.

Na estreia deste projeto, focamos na questão da mídia, da justiça e da política. No Brasil, enquanto a mídia golpista esbanja recursos em seu noticiário, renovando seu aparato em defesa da agenda da austeridade, nós da Mídia Alternativa tentamos sobreviver.

Pesquisas como a da Reuters-Oxford demonstram o papel decisivo que a Internet terá nas eleições de 2018. Uma Internet, aliás, que vem se tornando cada vez mais controlada pelas corporações.

Fazem parte deste primeiro cardápio cinematográfico: o chileno O Botão de Pérola, do cineasta/poeta Patrício Guzmán, sobre massacres de indígenas e, mais adiante, de dissidentes da ditadura do seu país; A Conexão Francesa, sobre a máfia de Marselha, relatando a trajetória de um juiz que ultrapassa os limites das leis; e a produção italiana, com um ator histórico, Gian Maria Volonté, Sbatti il mostro della prima pagina (O monstro na primeira página) onde é esmiuçada a manipulação da informação e da opinião pública. 

reprodução

Em O botão de pérola, Guzmán levanta o véu de silêncio que caiu, durante mais de século, sobre o massacre dos índios kawéskar e faz um paralelo sobre outro massacre, o dos dissidentes do regime de Pinochet, atirados de helicópteros e de aviões no fundo do Pacífico. O filme é de extraordinária beleza.

Confira a resenha aqui: http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/O-Botao-de-Perola-A-memoria-necessaria-e-o-silencio-dos-midiotas/6/36505

reprodução

Em O monstro na primeira página, o cineasta Marco Bellochio dá uma aula cinematográfica sobre o conluio criminoso das forças econômicas com a mídia corporativa, a magistratura e a política. Gian Maria Volonté interpreta o editor-chefe de um poderoso jornal de Milão. O filme denuncia a manipulação da informação e as indefectíveis suítes jornalísticas produzidas para induzir leitores e eleitores a determinadas reações e conduzi-los a posições políticas convenientes a interesses obscuros.

Confira a resenha aqui: http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Cultura/O-verdadeiro-monstro-da-primeira-pagina-dos-jornais/39/35127

A Conexão Francesa mostra como a mídia pode fabricar um herói de ocasião vendendo a imagem do juiz que ‘'procura a vitória da Justiça contra o crime'’. É  inspirado na história verídica do juiz Pierre Michel que, deslumbrado com a  notoriedade construída pela mídia, cede à sedução da fama e adota o lema:  “Nada é  impossível.’’ A sua caçada ao mafioso Gaëtan Zampa, no estilo bandido e mocinho, não teve vencedores. Zampa, na vida real, foi encontrado enforcado, anos depois, na sua cela, numa prisão.

Confira a resenha aqui: http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Cultura/O-show-dos-juizes-obcecados/39/37893

Bons filmes e um excelente fim de semana.
Carta Maior

*Estes filmes estão disponíveis em DVD, no Now, Netflix ou Youtube.

Com Carta Maior)

Nenhum comentário:

Postar um comentário