segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Cuba avança no mapeamento do cérebro humano com ajuda da China e Canadá

                                                         
Cientistas de Cuba, Canadá e China encontram-se em Havana nos dias 13 e 14 de fevereiro para avançar na colaboraçom no estudo do "mapeamento" do cérebro humano e e da neuroinformática, segundo publicárom vários meios.

O evento terá como sede o Centro de Neurociências de Cuba (CNEURO) e servirá para consolidar a cooperaçom entre os três estados, "aliados na primeira linha científica e médica sobre estudos do cérebro", assinala o diário Granma.

Ao encontro na capital cubana assistirám o diretor do Projeto Canadiano do Cérebro, Alan Evans, e o chefe do Centro de Informática Médica em Chengdu (China), Dezhong Yao.

O coordenador do projeto cubano de "mapeamento" cerebral, Pedro Valdés Sosa, adiantou que será redigida uma convocaçom para esta iniciativa conjunta, promovida polas agências que fornecem financiamento à ciência nos três países envolvidos.

Para isso, participarám também no encontro a diretora do Fundo de Investigaçom de Quebeque e presidenta da Real Academia do Canadá, Maryse Lassonde, junto à diretora da América Latina da Fundaçom Nacional Chinesa da Ciência, Xiuping Liu, confirmou o também vicedirector do CNEURO.

A reuniom produz-se como parte dos convénios de cooperaçom assinados entre o CNEURO, o Instituto Neurológico de Montreal e a Universidade de Ciências Eletrónicas e Tecnologia da China; e o Grupo das Indústrias Biotecnológica e Farmacêuticas (BioCubaFarma) com a província de Quebeque e a cidade de Chengdu.

Os acordos de BioCubaFarma fôrom rubricados em presença do presidente da ilha, Raúl Castro, e dos primeiros-ministro do Quebeque, Philippe Couillard, e da China, Li Keqiang, durante cada umha das visitas oficiais a Havana no passado mês de setembro.

(Com o Diário Liberdade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário