sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Nesta sexta-feira a 61ª Caravana da Anistia homenageia o ex-secretário-geral do PCB Luiz Carlos Prestes

Luiz Carlos Prestes em 1935
   


Prestes em sua cela triangula  na Casa de Correção
                                                         
Nesta sexta-feira (17/8), durante a Conferência Internacional: Memória América Latina em Perspectiva Internacional e Comparada, no Rio de Janeiro,  será realizada a 61ª Caravana da Anistia da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. As caravanas são sessões itinerantes da Comissão de Anistia para o julgamento de processos de cidadãos e ou familiares atingidos pelos atos de exceção no período de 1946 a 1988.

Serão julgados sete processos de anistia política. Dentre eles, o dos irmãos Yuri e Alex Xavier Pereira, militantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e da Ação Libertadora Nacional (ALN). Eles foram para Cuba em 1968 e retornaram na clandestinidade. Após a morte do líder e fundador da ALN,  Carlos Marighella, Yuri  passou a ser membro efetivo do Comando Nacional da ALN e foi assassinado em junho de 1972 após uma emboscada. Alex foi morto em janeiro de 1972 e enterrado com outro nome.

Outro processo de requerimento de anistia é o de José Grabois, professor da Secretaria de Educação do antigo estado da Guanabara, demitido por ter sido detido em 1954 enquanto anunciava a realização de um comício. A família de Lincoln Bicalho Roque, militante do PCB,  também requereu anistia, alegando que ele foi aposentado compulsoriamente em 1968 por causa de suas atividades políticas. Esteve preso diversas vezes antes de entrar na clandestinidade em 1972. No dia 13 de março de 1973, o corpo de Lincoln  foi encontrado com 15 tiros. A polícia alegou que ele reagira às forças de segurança. 

A militante do  Partido Revolucionário dos Trabalhadores,  Maria Cristina da Costa Lyra presa e torturada em 1970 e a militante da Ação Popular Mariela Venâncio Porfírio, presa em dezembro de 1972, condenada a seis anos de detenção  também pedem reparação moral e econômica à Comissão de Anistia.

Outro caso a ser julgado é o de Fernando Augusto de Santa Cruz, membro da Ação Popular Marxista-Leninista e desaparecido. Em decorrência da prisão de vários companheiros da organização, em 1973 mudou-se para São Paulo, juntamente com sua família e o filho recém-nascido. Durante o carnaval de 1974 foi ao Rio de Janeiro visitar seu irmão, ao sair de casa avisou que ia encontrar um companheiro e estaria de volta duas horas depois. Nunca mais foi visto.

A Caravana da Anistia também vai homenagear Luiz Carlos Prestes, o “Cavaleiro da Esperança”, comandou a Coluna Prestes e foi líder do Partido Comunista Brasileiro (PCB) por mais de 50 anos; a estilista Zuzu Angel, mãe do militante do MR-8 Stuart Angel, torturado e morto pela repressão, também morta num misterioso acidente; o teatrólogo Augusto Boal, fundador do Teatro do Oprimido que alia teatro à ação social, entre outros homenageados. Todos têm em comum o fato de terem vivido no Rio de Janeiro, além de serem protagonistas, cada uma a sua maneira, da luta pela democracia no país.

O evento terá transmissão pela Internet: http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/

Comissão de Anistia - Criada em 2001, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça analisa processos de requerimento de anistia política de cidadãos perseguidos durante os períodos autoritários entre 1946 a 1988.  Em 2012, a Comissão já realizou sete caravanas em diferentes cidades: Camaçari (BA), São Paulo (SP),  Teresina (PI),  Porto Alegre (RS), Bauru (SP),  Florianópolis (SC) e Fortaleza (CE). O objetivo das sessões de julgamento itinerantes é levar o tema a  diferentes regiões do país,  promover o resgate histórico e o debate na sociedade.

Além da 61ª Caravana da Anistia, a  Conferência Internacional: Memória América Latina em Perspectiva Internacional e Comparada,  terá mais quatro painéis nesta sexta-feira. Iniciada na última  terça, a conferência foi organizada pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, pela Memória Aberta de Buenos Aires e pela Coalizão Internacional de Sítios de Consciência.

Prestes em 1928 em Buenos Aires onde vendia cabos de vassoura para sobreviver
Confira programação da Conferência Internacional: Memória América Latina em Perspectiva Internacional e Comparada: http://www.jur.puc-rio.br/ndh/

Nenhum comentário:

Postar um comentário