sábado, 11 de agosto de 2012

Ida ao banheiro é controlada no Call Center do Santander em São Paulo

                                         
Os bancários do Call Center SP II do Santander denunciam que gestores não estão respeitando as normas regulamentadoras das centrais de teleatendimento. Segundo relatos de funcionários feitos aos representantes dos trabalhadores, o tempo de banheiro está sendo controlado. A NR-17, publicada em 1990 pelo então Ministério do Trabalho e Previdência Social, proíbe limitação ou restrição de ida ao banheiro.

Ainda de acordo com os atendentes, caso o tempo ultrapasse o limite estabelecido pelos gestores, os trabalhadores poderão ter de assinar uma advertência. Ocorre que hoje, no SP2, a jornada de trabalho dos assistentes é de seis horas, sendo que os trabalhadores usufruem de duas pausas dentro desse período. 

Uma pausa de 10 minutos denominada "extra break" e outra de 20 minutos, denominado como "break" para o lanche de acordo com negociação entre banco e Sindicato dos Bancários de São Paulo, portanto, o correto é que a pausa de 10 minutos (extra break) seja destinada para o descanso do funcionário. Ou seja, que represente um tempo livre de exclusividade do funcionário. 

E, ainda, que não exista controle de tempo para o banheiro (nem que esse tempo gasto com o banheiro seja descontado das duas pausas existentes), pois o anexo 2 da NR 17 afirma claramente que "com o fim de permitir a satisfação das necessidades fisiológicas, as empresas devem permitir que os operadores saiam de seus postos de trabalho a qualquer momento da jornada, sem repercussões sobre suas avaliações e remunerações.

O funcionário do Santander e diretor do Sindicato Marcelo Gonçalves repudia a postura de alguns gestores que agem desrespeitando as normas e afirma que os trabalhadores não devem aceitar essa situação e denunciar ao Sindicato. 

"Procurem o Sindicato para relatar o problema. Estamos cobrando o banco para que reoriente imediatamente a gestão no SP2, conforme foi estabelecido pela direção do Santander", completa. (Com   
a Contraf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário