quinta-feira, 2 de agosto de 2012

CARTA ABERTA DO PCB À POPULAÇÃO SABARENSE



Este ano teremos eleições para prefeito e vereadores em todas as cidades brasileiras. De um modo geral, os cidadãos são levados a acreditar que o processo democrático acontece de quatro em quatro anos, ou de dois em dois (já que eleições municipais e estaduais/federais não coincidem) e se reduz ao processo eleitoral. A grande mídia (emissoras de televisão, rádios e jornais), faz com que eleições se transformem em um show e com isso elimina o debate real sobre os problemas dos municípios.

A maioria dos partidos são voltados exclusivamente para as eleições, e são capazes de alianças das mais espúrias para chegar ao poder. O PCB – PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO, se recusa a fazer esse jogo que considera sórdido e transforma os partidos políticos brasileiros em meras representações de grupos econômicos locais, cujos interesses não são os dos trabalhadores.

Em Sabará, querem transformar a eleição em um plebiscito entre os dois lados da mesma moeda; a situação, alavancada por um passado de obras emergenciais executadas na cidade, mas sem avançar um milímetro em questões sociais importantes como educação e saúde, entre outros; e a oposição do momento, que tão pouco tem um projeto voltado para os trabalhadores, escorando-se em figuras execradas pela população de Sabará. Estas duas candidaturas não representam os interesses do povo sabarense, pelo contrário, significam a continuidade de gestões que tem asfixiado o trabalhador de Sabará e levado nossa cidade a morte por inanição.

Não temos trabalho em nossa cidade, a maioria do nosso povo busca sua sobrevivência na capital, em empregos mal remunerados, retornando em ônibus superlotados, desrespeitados e humilhados. Se conseguir marcar uma consulta no sistema de saúde, o cidadão esperará durante meses para ser atendido. A segurança pública, ao invés de proteger, criminaliza os moradores das áreas mais pobres. Sabará se tornou um curral eleitoral, e as regionais são repartidas na base do clientelismo.

Mas como disse Guimarães Rosa, o que a vida nos pede é coragem, e é com essa disposição para construir uma outra Sabará que apresentamos a candidatura do companheiro Vanderlin para Prefeito do nosso município, e pedimos seu voto para a nossa chapa de vereadores através do número 50. O PCB compõe essa chapa com o camarada Joaquim Goulart candidato a vice-prefeito. Morador histórico da cidade, Joaquim foi dirigente sindical do Sind-eletro até se aposentar na Cemig, e atualmente é presidente do Bloco Carnavalesco Cultural Tapa na Peteca, além de secretário político do PCB em Sabará, e membro da sua direção estadual.

Não seguimos aquela cartilha que “o feio é perder eleições”, pois entendemos exatamente o contrário. O feio é ganhar eleições através da compra de votos, das falsas promessas, das ações políticas inconsistentes que transformam o jogo eleitoral só num jogo e em que a participação popular some após o pleito e o eleitor é tratado como consumidor de um ou outro candidato transformado em mercadoria ao sabor das conveniências do momento.
Como nos ensinou o poeta Betold Brecht, devemos desconfiar do mais trivial, mesmo que tenha uma aparência singela. E devemos examinar, sobretudo, o que parece habitual. Suplicamos expressamente: não aceitem o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural, nada deve parecer impossível de mudar.


PCB – PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO

COMITÊ MUNICIPAL DE SABARÁ/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário