segunda-feira, 23 de julho de 2012


 C U B A

Havana. 23 de Julho, de 2012

Efetuada 4ª Reunião Plenária do Comitê Central do Partido
                                                                       
A 4ª Reunião Plenária do Comitê Central do Partido foi efetuada no domingo, 22 de julho, presidida por seu primeiro-secretário, o general-de-exército Raúl Castro Ruz.

 O segundo-secretário do Comitê Central, José Ramón Machado Ventura, apresentou um relatório detalhado acerca do trabalho desenvolvido pelo Secretariado e a estrutura auxiliar do Comitê Central do Partido, na verificação da implementação das Diretrizes da Política Econômica e Social do Partido e a Revolução e dos Objetivos aprovados pelo 6º Congresso e a 1ª Conferência Nacional, respectivamente.

Foram visitados inúmeros locais de trabalho e escolas, assim como organizações de base do Partido, o que, junto ao intercâmbio direto com milhares de pessoas, permitiu à liderança do Partido obter uma ampla informação sobre os diversos temas que conformam o cenário econômico, produtivo e de serviços dos lugares visitados, principal sustento das valorizações contidas no relatório e nas intervenções dos participantes da Reunião Plenária.

Dentro das prioridades de trabalho se pôde constatar o estado do cumprimento dos planos da economia, a contratação, os problemas financeiros, o reestruturação do sistema empresarial e o andamento do processo de disponibilidade da força de trabalho, as obras que se estão acometendo, as manutenções tecnológicas e construtivas, a situação dos inventários, as produções destinadas à exportação e a substituição de importações, o controle dos recursos, o enfrentamento ao delito e à corrupção, bem como aspectos específicos das diferentes esferas de nossa economia. Foram expostas as principais dificuldades achadas, pondo ênfase nos pontos assinalados que são responsabilidade do trabalho do Partido e as recomendações para sua solução.

Quanto ao acompanhamento dos Objetivos aprovados pela Primeira Conferência Nacional do Partido, informou-se sobre o trabalho de atualização e reelaboração dos documentos reitores desta organização partidária e da implementação imediata de um grupo de objetivos que não precisam de outras medidas. Também se informou o resultado da realização das assembleias municipais e distritais do Partido nos primeiros meses deste ano, onde se tornou evidente a necessidade de continuar elevando o comportamento exemplar e a combatividade dos militantes, assim como resolver as insuficiências no trabalho dos dirigentes e das organizações de base.

A Reunião Plenária também examinou o relatório apresentado pelo membro do Bureau Político Marino Murillo Jorge, chefe da Comissão Permanente de Implementação e Desenvolvimento, o qual fez um balanço do trabalho desenvolvido no primeiro semestre deste ano, cumprindo os acordos do 6º Congresso e informou acerca do estudo e apresentação de novas propostas, que têm um alcance e profundidade superiores, pois constituem o núcleo principal da atualização do modelo.

O ministro de Economia e Planejamento e membro do Bureau Político, Adel Yzquierdo, ofereceu uma informação à Reunião Plenária do Comitê Central acerca do estado da economia no primeiro semestre do ano.

O companheiro Raúl Castro lembrou que estava sendo cumprido o acordado pelo 6º Congresso e a Conferência Nacional, de que o Comitê Central examinasse em suas reuniões plenárias, ao menos duas vezes ao ano, a forma em que se estão cumprindo os acordos adotados em ambos os eventos, particularmente o andamento da atualização do modelo econômico, a execução do plano da economia e o cumprimento dos Objetivos de trabalho do Partido.

Ainda, a Reunião Plenária recebeu uma informação acerca dos resultados das visitas efetuadas à República Popular da China, à República Socialista do Vietnã e à Federação Russa pelo companheiro Raúl, que contribuíram a estreitar ainda mais os vínculos históricos de Cuba com esses três países. (Com o Granma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário