domingo, 29 de julho de 2012

"Nascemos para vencer e não para sermos vencidos", diz o chanceler boliviano David Choquehuanca, lembrando as palavras do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro

                                                         

 La Paz - O chanceler boliviano, David Choquehuanca, recordou as palavras do líder da Revolução cubana, Fidel Castro, na homenagem nessa capital ao 59º aniversário do Assalto ao Quartel de Moncada, Dia da Rebeldia Nacional de Cuba.

  "Que o saibam os nascidos e os que estão por nascer, nascemos para vencer e não para ser vencidos", rememorou ontem à noite Choquehuanca em seu discurso e comparou a frase com os rebeldes indígenas do passado, os laramas, que eram rebeldes com sabedoria que sempre se vestiam de azul e nunca se esconderam dos conquistadores espanhóis, quem os exterminaram.

"Os rebeldes nunca nos demos por vencidos. Sabíamos que em um dia teria de chegar nosso levante. Tentaram desaparecer conosco, apagar nossa história, desaparecer com nosso idioma, costumes, música e territórios; mas nunca nos demos por vencidos", assinalou Choquehuanca.

O ministro boliviano das Relações Exteriores e Religiosas, ao recordar Fidel Castro, apontou que esses rebeldes com sabedoria "seguimos lutando, trabalhando, construindo laços de integração e solidariedade" em muitas partes do mundo.

"Cuba é exemplo nesta luta, Cuba nos dá energias", enfatizou o chefe da diplomacia antes de expressar a admiração, respeito e solidariedade pelos cinco lutadores antiterroristas cubanos presos há quase 14 anos em prisões estadunidenses.

"Gerardo Hernández, Ramón Labañino, René González, Antonio Guerreiro, Fernando González, não estão sozinhos, estamos com eles", sublinhou o chanceler ao encerrar a jornada pelo Dia da Rebeldia na ilha caribenha.

A epopeia de Moncada é considerada como o começo da última etapa na luta insurgente em Cuba contra o regime de Fulgêncio Batista, o que levou à vitória do dia 1º de janeiro de 1959.

Participaram do ato, realizado na cidade de La Paz, membros da Brigada Médica Cubana, do Movimento Boliviano de Solidariedade com Cuba, da Associação de Cubanos Residentes, médicos e outros especialistas bolivianos graduados na ilha.

Compareceram também o ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana, a ministra de Comunicações, Amanda Dávila, os embaixadores de Cuba, Rolando Gómez, Equador, Ricardo Ulcuango, e da Venezuela, Crisbeyle González. (Com a PL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário