quarta-feira, 27 de junho de 2012

David Capistrano recebe a Medalha Dinarco Reis, numa homenagem do PCB




                                           
Camaradas do PCB, a família de David Capistrano e o vereador João Alfredo (PSOL)



O Partido Comunista Brasileiro (PCB) e a Fundação Dinarco Reis (FDR) promoveram, no auditório da OAB-Ceará, em Fortaleza, Ato Solene da entrega da Medalha Dinarco Reis in memorian a David Capistrano.

Irmão de David, Daniel Capistrano recebeu a medalha em nome dos familiares. Presidente da FDR, Dinarco Reis Filho contou a trajetória de David Capistrano, que chegou a lutar na Guerra Civil Espanhola nas Brigadas Internacionais.

O PCB recebeu de Valeska Capistrano, sobrinha de David Capistrano, carta de agradecimento pelo evento, que transcrevemos abaixo.

A militância do PCB de Fortaleza prestigiou o ato, que contou com a expressiva presença de Francisco Montenegro de Lima, irmão de José Montenegro de Lima, camarada do Partido desaparecido em 1975.

Camarada David Capistrano, presente!

Na foto, camaradas do PCB, a família de David Capistrano e o vereador João Alfredo (PSOL)

AGRADECIMENTO DA FAMÍLIA CAPISTRANO PELO RECEBIMENTO DA MEDALHA DINARCO REIS

Temos consciência de que a dor de cada tortura não pode simplesmente ser transformada em lágrimas escondidas e esquecidas, é preciso que essas lágrimas sejam transformadas em águas férteis por sobre o terreno arenoso e seco da justiça para que toda a verdade floresça.

Em 2013, tio David Capistrano,se vivo fosse, completaria 100 anos. Mas,  infelizmente, no ano de 1974, um regime ditatorial e desumano ceifou uma vida que incontestavelmente tinha muito a oferecer para a humanidade. Um  pequeno grande homem que saiu do sertão cearense, estudou, entrou para a Aeronáutica no Rio de Janeiro e tornou-se militante partidário. Nessa missão conheceu e fez conhecer-se no mundo.

Um homem que como pai conduziu sua família com uma sábia disciplina capaz de fazer de seus grandes cidadãos que apesar de tudo não perderam a vontade de acreditar na vida.

Como político defendeu a decência de uma vida justa e digna para a comunidade.Seus discursos se fossem lidos numa tribuna legislativa com certeza fariam uma bancada inteira refletir sob o peso de suas firmes palavras. No ano de 2000 foi escolhido pelo Estado de Pernambuco um dos 100 parlamentares do século XX.

Como militante partidário, um herói que não tinha temor, que de cabeça erguida , consciente do risco, levantava a bandeira do seu partido.

Tio David Capistrano foi arrancado do seio de sua família, deixando em nós a angústia da certeza incerta que fazia mais longos os dias e as noites por causa da busca incessante pela vida que não pode mais ser vista. Tivemos e vivemos momentos de muita dor e angústia, mas, percebemos o quão importante será o desvendar das páginas encobertas desse período da história do Brasil.

Por isso agradecemos ao Partido Comunista Brasileiro, na pessoa do camarada Ivan Pinheiro, à Fundação Dinarco Reis, na pessoa do camarada Dinarco Reis Filho por fazer brilhar no peito do meu pai Daniel Capistrano a Medalha Dinarco Reis - que é considerada o símbolo do heroísmo partidário - por materializar a certeza de que um sonho, um idealismo  e o sangue vermelho dos que nada temem ainda vive em nós! (Com o Site do PCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário