quarta-feira, 4 de maio de 2011

PCI - Sobre o Acordo Fatah-Hamas:


Pelo Reconhecimento do Estado Palestino pela ONU
Documento do Bureau Político do Partido Comunista de Israel

O Partido Comunista de Israel (PCI) saúda o acordo anunciado pelos representantes do Fatah e do Hamas a respeito do estabelecimento de uma unidade de governo interino que preparará as eleições para a Presidência, o Parlamento e o Conselho Palestino Nacional dentro de oito meses.
Um acordo entre o Fatah e o Hamas a respeito da cooperação política é uma importante contribuição na direção dos esforços da OLP e da Autoridade Palestina em alcançar o apoio da maioria dos membros da Assembleia Geral da ONU, em Setembro, em favor do estabelecimento de um Estado Palestino independente, com Jerusalém Oriental como capital, ao lado de Israel.
O PCI salienta que a votação da Assembléia da ONU, que está para reconhecer o Estado Palestino respeitando as fronteiras de 4 de junho de 1967, serve aos interesses básicos dos povos tanto de Israel como da Palestina, que tentam alcançar uma paz justa e estável, baseada no fim da ocupação, evacuação dos assentamentos e uma solução ao problema dos refugiados de acordo com as resoluções da ONU.
O Bureau Político do PCI condena a reação violenta do Primeiro Ministro Netanyahu, segundo o qual o Fatah deve fazer uma escolha entre a paz com Israel e a paz com o Hamas. É importante notar que Netanyahu e seu gabinete são aqueles que disseram, repetidamente, que assinar um acordo com os Palestinos seria impossível porque o presidente Abu-Mazen não representa o governo em Gaza. Agora, como um acordo Fatah-Hamas está por vir, fica mais claro que a única coisa que interessa para esse perigoso governo é a continuação da ocupação e dos assentamentos, enquanto arrisca a possibilidade de novas guerras.
O PCI chama seus parceiros no Hadash (a Frente Democrática pela Paz e a Igualdade) e todos os apoiadores da paz em Israel, Judeus e Árabes, para intensificarem a luta pelo fim da ocupação e unirem forças no esforço de garantir o apoio público mais amplo possível para a declaração que está por vir da Assembléia da ONU em favor do estabelecimento de uma Palestina independente de Israel. A chance de alcançar uma paz permanente, baseada no princípio dos dois estados independentes, conforme as linhas de 4 de junho de 1967, é mais tangível hoje do que outrora.
Não vamos permitir que esta oportunidade histórica escape!
Vamos salvar nossos dois povos de mais uma guerra e mais derramamento de sangue!
Uma Palestina independente também é um dos interesses das massas Israelenses!
Tel Aviv, 28 de Abril de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário