sexta-feira, 13 de maio de 2011

Importante a presença no lançamento da Associação dos Amigos do Memorial da Anistia

   Convidamos para o lançamento público da Associação dos Amigos do Memorial da Anistia
Dia 14 de maio ( Sábado) - De 10 às 14 horas - Pátio da antiga FAFICH


O Memorial da Anistia terá sua sede localizada à Rua Carangola, 288 – Bairro Santo Antônio, em Belo Horizonte e contará com as instalações do antigo Coleginho, (o antigo Colégio de Aplicação da UFMG, onde posteriormente funcionou o Departamento de Psicologia da FAFICH) e contará ainda com construção de um prédio de cinco andares e uma praça.
Trata-se de uma obra do Ministério da Justiça com a participação da Universidade Federal de Minas Gerais (responsável por sua execução) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU).
A oportunidade de Belo Horizonte sediar o Memorial da Anistia se prende à necessidade de resgate um período histórico importante da História de nosso país, relacionado aos tenebrosos acontecimentos do período da ditadura militar – 1964-1985. Trata-se de um dever histórico e ético para com todas as gerações de brasileiros.
O Memorial reunirá documentos, relatos e abrirá seu espaço para recolher testemunhos e dados ainda não revelados, integrando à história do Brasil um período ainda obscuro. O Memorial se pretende um Centro de Pesquisa permanente sobre a História recente e estará, a exemplo de outros similares já existentes no Chile e Argentina, sendo construído em uma concepção museológica inovadora facilitando o acesso, pesquisa e proposição de atividades voltadas à comunidade.
O Memorial busca resgatar a memória de uma geração que ousou sonhar por liberdade, democracia, socialismo, de ser contra todas as ignominiosas formas de ditadura e repressão política, social, cultural ou econômica que significou o sacrifício de vários bravos brasileiros, alguns perecidos em plena juventude.
Faremos um ato público, com a presença de Sueli Belato (vice-presidente da Comissão Nacional de Anistia), de Nilmário Miranda (membro do Comitê de implantação do MEMORIAL) e Gilney Amorim Viana (Assessor Especial da Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes), de cidadãos que contribuíram para a redemocratização do Brasil e de artistas. No local haverá bancas com bebidas e salgadinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário