sexta-feira, 27 de maio de 2011

Comissão de Anistia participa do Sábado Resistente em São Paulo


Vítimas da Ditadura Militar

A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça participa do Sábado Resistente no próximo dia 4 de junho. Promovido pelo governo de São Paulo no Memorial da Resistência de São Paulo, o evento tem como tema A Comissão da Verdade: a ferramenta necessária para o esclarecimento definitivo da História da ditadura militar no Brasil. O presidente da Comissão de Anistia e secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, participa do debate.
As comissões da verdade têm sido utilizadas em vários países, a exemplo da Argentina e do Chile como forma de esclarecer o passado em países que passaram por regimes ditatoriais. No Brasil, a implementação do mecanismo permitirá à população saber o que aconteceu durante a repressão militar (1964-1985) e coibir práticas de abusos e violações de direitos humanos ainda persistentes no país.
Durante o evento, será distribuída a cartilha Comissão da Verdade – Por que, o que é e o que temos que fazer. Também serão homenageados cidadãos que lutaram para que o Comitê Brasileiro da Anistia (CBA) de São Paulo tivesse um papel fundamental na luta pela anistia no Brasil.
Sábado Resistente
O Sábado Resistente é um espaço de discussão para pesquisadores, estudantes e interessados no debate sobre a repressão militar. A organização é do Núcleo de Preservação da Memória Política do Fórum dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos de São Paulo e do Memorial da Resistência de SP. A atividade acontece duas vezes por mês na capital paulista. 
 Serviço
Sábado Resistente – Comissão da Verdade: a ferramenta necessária para o esclarecimento definitivo da História da ditadura militar no Brasil
Data: 04/06
Horário: Das 14h às 17h30
Local: Memorial da Resistência do Estado de São Paulo - Largo General Osório, nº 66 – Bairro Luz. Auditório Vitae – 5º andar

Nenhum comentário:

Postar um comentário