sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Não à privatização da Eletrobras

                                                                  

Jones Manoel (*)

A ideologia vinculada pelos monopólios de mídia é de que a privatização é necessária porque a Eletrobras está falida, será boa para o setor energético pois vai evitar “interferências políticas” na empresa e a conta de luz, no médio prazo, vai baixar devido aos ganhos de produtividade. Coisas importantes que você precisa saber sobre isso.

A) O setor energético é fundamental para qualquer país na sua política industrial, defesa e garantia da soberania nacional. Todos os países centrais do capitalismo, inclusive EUA e Japão, mantêm um férreo controle sobre o setor e expressiva participação estatal. A China, o país que mais cresce no mundo, mantém praticamente todo setor energético estatal. Setor energético nas mãos de capital privado de empresa estrangeira é coisa de país SUBDESENVOLVIDO, sem indústria e sem soberania nacional.

B) A perda do controle estatal da Eletrobras não vai reduzir em nada a conta de luz. Para exemplificar isso, basta lembrar (os monopólios de mídia querem esquecer) a rodada de privatizações de empresas do setor energético nos anos 90 com a promessa de redução da tarifa. Pegando o exemplo de Recife (Celpe) e São Paulo (Eletropaulo), ambas foram privatizadas. A primeira, a Celpe, além da conta cara e do serviço totalmente ruim, é famosa por matar gente com choques em postes elétricos, e a segunda, Eletropaulo, é considerada a TERCEIRA PIOR distribuidora de energia do país pelo ranking da Aneel.

C) A ideia de que a Eletrobras está tendo prejuízo devido a interferências políticas, como se pode imaginar, é falsa. Para além da corrupção, dado que o setor energético do país é controlado desde a Era FHC pelo PMDB, essa estatal, como todas as outras, opera transferindo valor para grandes monopólios através de tarifas mais baratas. Pegue as contas de qualquer estatal e verá algo curioso: nos serviços de distribuição de água, energia, gás etc. grandes grupos econômicos sempre pagam menos ou não pagam o serviço e não têm o fornecimento cortado.

D) O valor da privatização da Eletrobras é ridiculamente baixo e não fará qualquer diferença significativa nas contas públicas. As consequências da privatização, contudo, vão trazer prejuízos de longo alcance ao orçamento do Estado.

(​*)Militante do PCB de Pernambuco.

https://www.facebook.com/jones.makaveli/posts/1291694317605590

Nenhum comentário:

Postar um comentário