sábado, 30 de agosto de 2014

Por que votar no candidato do Partido Comunista Brasileiro?

                                                       

Mauro Luís Iasi (*)


O PCB (Partido Comunista Brasileiro) apresenta um programa anticapitalista e socialista para o Brasil, no entendimento de que os problemas que afetam a classe trabalhadora jamais serão resolvidos com o crescimento da economia capitalista, nem com mais mercado, nem com mais Estado.

A transição socialista tem que assumir a forma de um processo de desmercantilização das relações sociais, ao mesmo tempo em que organiza a sociedade com base em um novo modo de vida, desenvolvendo os seres humanos em todos os sentidos. A única maneira de fazer o contraponto ao poder do capital é formar um poder dos trabalhadores e da maioria da população.

Com o Poder Popular reverteremos a atual tendência de retirada e flexibilização de direitos historicamente conquistados pela classe trabalhadora, avançando para conquistas como a estabilidade no emprego, a recomposição dos salários com ganhos reais, o fim do desemprego, a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, dentre outros.

A defesa e a garantia dos direitos dos trabalhadores, da vida e da dignidade humana caminham juntas com a luta implacável contra a exploração da classe trabalhadora, das diversas opressões de gênero, sexo, regionalidade e etnia.

O Brasil, governado pelo Poder Popular, desempenhará papel decisivo na luta anti-imperialista e pelo socialismo em todo o mundo, buscando formar um polo de nações e povos que lutam contra o imperialismo e em favor de sociedades que se disponham a ter relações solidárias, complementares e pacíficas em todas as esferas, num movimento que se contraponha à ONU, dentro e fora dela.

Este projeto deve começar pela América Latina, onde o imperialismo, sobretudo o norte-americano, amplia sua ação violenta, diante das mudanças na região. Nosso programa político prevê: construção do Poder Popular, no rumo de uma Constituinte Popular, livre e soberana. 

Queremos uma reforma agrária radical e imediata reversão das privatizações e estatização de setores estratégicos, estatização de todo o sistema financeiro, saúde pública e SUS 100% público, estatal e gratuito e por um país sem manicômios. No que diz respeito a política cultural, nossa é para garantir o acesso universal aos bens culturais.

Outro setor prioritário será a educação pública, que deve ser gratuita e de qualidade em todos os níveis. Também lutamos pela estatização, sob controle popular, dos transportes coletivos e de massa. Entre as bandeiras defendias pelo partido também estão a previdência e assistência social integralmente públicas e gratuitas; não pagamento da dívida pública; nenhum recurso público para a iniciativa privada; garantia e ampliação de todos os direitos dos trabalhadores; desmilitarização das políticas e fim da repressão aos movimentos populares; apuração e punição de todos os crimes contra os direitos humanos na ditadura e na democracia burguesa; garantia dos direitos e de políticas específicas para as mulheres, com o direito ao aborto; garantia dos direitos e de políticas específicas para homossexuais, afro-brasileiros e as populações indígenas; punição severa às práticas de racismo, machismo, homofobia, intolerância religiosa, xenofobia e todas as formas de preconceito; e legalização da maconha.

(*) Mauro Luís Iasi é candidato a presidência pelo Partido Cumunista Brasileiro (PCB) nas eleições de outubro/2014.

Este artigo foi publicado originalmente pela Revista "Caros Amigos", que se propõe a ouvir outros candidatos  situados à esquerda.

( Com o Diário Liberdade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário