sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Estudantes latino-americanos defendem paz na Colômbia e independência de Porto Rico

                                                                
                                                                 

Desde o último domingo, 17 de agosto, representantes de diversos países participam do 17º Congresso Latino-Americano e Caribenho de Estudantes (Clae), que acontece na Nicarágua até esta sexta-feira, 22. São estudantes do Panamá, Costa Rica, Venezuela, Cuba, Guatemala, Colômbia, Peru, Estados Unidos, Porto Rico e Equador, que discutem a relevância da unidade e de uma educação nova, emancipadora, transformadora e libertadora. Eles chamam à luta pela segunda e definitiva independência da região.


Laura Otero, da delegação do Panamá, disse que está animada por poder "compartilhar a experiência que traz da Escola de Belas Artes com artistas da Nicarágua". De acordo com a agência Prensa Latina, o secretário executivo da Organização Continental Latino-Americana e Caribenha de Estudantes (Oclae) na Nicarágua, Calixto French, disse que mais de 4 mil delegados assistem ao evento, representando cerca de 26 nações.

Os participantes discutem ainda a importância da unidade e integração do movimento estudantil regional. Em entrevista à Prensa Latina, o presidente da Oclae, Ricardo Guardia, destacou que entre as questões relevantes do foro tem sido a participação de uma grande quantidade de estudantes provenientes de América Central. Também aludiu a elementos inéditos no Congresso, como a realização de um Encontro Latino-Americano de Estudantes Secundários e outro de mulheres.

Outros tópicos importantes são: o apoio a Cuba e a causa dos antiterroristas da ilha, presos nos Estados Unidos desde 1998, bem como a condenação às tentativas de desestabilização contra o governo venezuelano. Os jovens também manifestaram sua solidariedade com o povo palestino, vítima das agressões de Israel, além defender a paz na Colômbia e a independência de Porto Rico.

Está previsto que, no encerramento do Congresso, esteja presente o Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega. Ao evento, que voltou a ser realizado na América Central depois de 31 anos, assistiram personalidades como a ex-senadora colombiana Piedad Córdoba e o ex-mandatário hondurenho Manuel Zelaya.(Com a Adital)

Nenhum comentário:

Postar um comentário