segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Vietnã se despede do general Giap

                                                                                 
Os mais altos dirigentes do Estado e do Partido Comunista do Vietnã presidiram, no domingo, 13 de outubro, o enterro do general Vo Nguyen Giap em sua natal província de Quang Binh, até onde foram dezenas de compatriotas para dar seu último adeus.~

O segundo-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e vice-presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, José Ramón Machado Ventura, assinou na manhã do sábado, na embaixada do Vietnã em Havana, o livro de condolências pela morte do general-de-exército Vo Nguyen Giap.

Giap, que morreu no passado 4 de outubro, no Hospital Militar de Hanói, foi sepultado numa cerimônia de sentido recolhimento, liderada pelo presidente da República, Truong Tan Sang.

No altar, decorado com uma imagem de Giap envergando o uniforme de comandante-em-chefe do Exército Popular, foram expostas as condecorações que ele recebeu durante toda uma vida a serviço dum Vietnã independente, reunificado e socialista.

Uma oração em memória dele, pronunciada por oficiais da Forças Armadas, lembrou as façanhas do ilustre combatente contra a França e os Estados Unidos.

Desde bem cedo na manhã, os vietnamitas foram em massa à antiga moradia de Giap na capital, a quartéis militares do país todo e ao Palácio da Reunificação, na Cidade Ho Chi Minh para dedicar um último adeus ao célebre militar.

“Viva o general Vo Nguyen Giap”, gritavam a coro as pessoas na passagem do caixão, envolvido com uma bandeira e colocado numa bateria antiaérea puxada por um veículo.

A procissão percorreu um trajeto de 40 quilômetros desde a Casa Funerária Nacional, no centro de Hanói, até o aeroporto, de onde foi transferido a Quang Binh.

Segundo o jornal Tuoi Tre, o secretário do Partido Comunista, Nguyen Phu Trong, o presidente, Truong Tan Sang, e o primeiro-ministro, Nguyen Tan Dung, presidiram o início do funeral de Estado na casa funerária de Hanói.  Este fim de semana foi decretado luto nacional. (SE) (Com o Granma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário