segunda-feira, 26 de março de 2018

Partidão comemora 96 anos de luta e lança pré-candidaturas, em BH


                                                                               
Neste domingo, 25 de março de 2018, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) realizou um ato político, cultural e comemorativo dos seus 96 anos de luta no Brasil. A atividade aconteceu na Casa dos Jornalistas e contou com a presença de mais de cem pessoas, entre elas: militantes do PCB, da União da Juventude Comunista (UJC), do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro (CFCAM), do Coletivo Negro Minervino de Oliveira (CMO), do Coletivo LGBT Comunista e da corrente sindical Unidade Classista (UC), militantes do PSOL e das Brigadas Populares e representantes dos movimentos sindicais, estudantis, sociais, culturais e populares de várias cidades mineiras. 

O camarada Edmilson Costa, Secretário Geral do PCB, relembrou a história de luta do PCB e o processo de reconstrução revolucionária do partido. O companheiro Juliano Medeiros, presidente nacional do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), destacou a aliança entre os partidos políticos PCB e o PSOL, junto com os movimentos sociais, culturais e populares. 

O companheiro Guilherme Boulos do Movimento dos/as Trabalhadores/as Sem Teto (MTST), pré-candidato à presidente da república, gravou um vídeo homenageando os 96 anos do PCB e destacando a importância da luta pelo Poder Popular.

A companheira Maria da Consolação, presidenta estadual do PSOL-MG, destacou a importância da construção da FRENTE DE ESQUERDA MINAS SOCIALISTA. As companheiras Sara Azevedo e Dirlene Marques pré-candidatas ao governo de Minas, pelo PSOL, também marcaram presença. 
                                                                           
O PCB vem construindo juntamente com o PSOL, as Brigadas Populares, a Unidade Popular, o MTST e outros movimentos a FRENTE DE ESQUERDA MINAS SOCIALISTA que apresentará uma alternativa socialista nas eleições de 2018 para Minas Gerais.

Durante o ato político comemorativo o PCB apresentou suas pré-candidaturas ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O PCB divulgou o camarada Túlio Lopes, atual secretário político do PCB-MG e membro do Comitê Central do Partido, como pré-candidato ao Senado Federal. 

Túlio Lopes, destacou o processo de organização do PCB nas dez macrorregiões de Minas Gerais, a história do PCB em Minas Gerais e os desafios do Partido na atual conjuntura. O PCB irá compor a chapa majoritária da FRENTE DE ESQUERDA MINAS SOCIALISTA com uma das candidaturas ao Senado Federal, além disso apresentará outras candidaturas ao Legislativo Federal e Estadual. 

A camarada Renata Regina foi apresentada como pré-candidata do Partido a deputada federal. Renata Regina, faz parte da coordenação nacional do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro (CFCAM) e teve sua trajetória de luta no movimento estudantil e na luta das mulheres. Renata Regina leu um belo texto, de sua autoria, destacando as lutas empreendidas pelo coletivo Ana Montenegro em Minas e no Brasil.

O camarada Daniel Cristiano foi anunciado como pré-candidato do Partido a deputado estadual. Daniel Cristiano, faz parte da corrente sindical Unidade Classista e é o atual secretário sindical do PCB-MG. Tem sua trajetória vinculada a luta da juventude e da classe trabalhadora do Vale do Aço. Daniel Cristiano, destacou a aliança política e social entre o PCB, o PSOL, o MTST, o movimento indígena e outros movimentos sociais. O PCB buscará retomar sua participação na Assembleia Legislativa mineira.                                         

Os camaradas Arutana Cobério Terena (ex-vereador e ex-prefeito interino de BH) e José Francisco Neres (sindicalista e ex-vereador de Sabará) , militantes históricos do Partido, destacaram a importância do PCB, da teoria social revolucionária Marxista e Leninista, do compromisso e da disciplina revolucionária. Ao final do ato político foi cantada A Internacional Comunista. A comemoração terminou com o show da banda Jorge Band que cantou diversas canções populares brasileiras e algumas músicas cubanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário