quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Saudação à X Conferência Nacional de Guerrilheiros das FARC-EP


                                                                          

"Ao Camarada Comandante Timoleón Jímenez

Comandante em Chefe do Estado Maior Central das FARC-EP

Ao Camarada Comandante Iván Márquez

Comissão Internacional das FARC-EP

A todos e todas camaradas delegados e delegadas à X Conferência Nacional de Guerrilheiros:

Expressamos nossa saudação fraterna à X Conferência e, através dela, a todos os combatentes dos diferentes blocos, frentes e estruturas guerrilheiras, mulheres e homens do Exército do Povo; nossa saudação a todas e todos os camaradas que se encontram nas prisões na Colômbia e nos EUA; e nossa sincera homenagem a todos os camaradas caídos ao longo destes anos, combatendo com as armas na mão pela nova Colômbia e o socialismo.

Inclinamos nossas bandeiras vermelhas em memória aos camaradas Manuel Marulanda, Jacobo Arenas, Alfonso Cano, Raúl Reyes, Jorge Briceño, Iván Ríos e à multidão de farianos que desde Marquetália souberam ser leais à causa revolucionária.

O espaço democrático de todo partido revolucionário, onde sua militância decide o rumo e o futuro, traça a estratégia e a tática, escolhe seu caminho e sua direção, será sempre momento de otimismo e, por isso, saudamos esta X Conferência Nacional de Guerrilheiros das FARC-EP.

Independentemente das decisões que adote a X Conferência Nacional de Guerrilheiros, queremos reiterar nosso reconhecimento pelo exemplo que durante muitos anos nos têm dado, de firmeza, dignidade, coerência.

Sabemos que a ação política e militar das FARC-EP tem sempre como base a aspiração da emancipação dos explorados e oprimidos da Colômbia, dos trabalhadores, campesinos pobres, mulheres, indígenas, afrodescendentes, jovens e estudantes, para forjar uma nova sociedade socialista, onde o poder seja exercido pelo povo.

Esse reconhecimento não é estendido à contraparte. A oligarquia colombiana, como a de qualquer país, atua historicamente de forma traiçoeira porque em primeiro lugar estarão sempre seus interesses de classe, os privilégios que precisam defender, os interesses econômicos e políticos que representam, neste caso impregnados de um processo de ampliação da acumulação, com monopólios minerais-energéticos e agro-industriais que já fazem boas contas com novas expansões territoriais, e com a tentativa de estabilização das tensões socioclassistas.

Porém, contra os monopólios, contra a exploração, contra o despojo, contra a fome e a miséria, contra a violência estatal, o paramilitarismo, o terrorismo, contra os desaparecimentos, as torturas, a repressão, falta ainda um duro caminho a percorrer. A organização e a luta revolucionária serão os fatores que permitam que algum dia isso só seja lembrado como um passado sinistro.

Os revolucionários e sua organização têm ainda muitas tarefas a realizar, apoiados em seus princípios, em sua própria experiência. Da mesma maneira, têm presentes as dolorosas lições da História e, enquanto as classes dominantes tenham o monopólio exclusivo da violência, a agonia será longa.

É assunto exclusivo das FARC-EP determinar qual é seu caminho, e nós, que lhes temos acompanhado solidariamente, só podemos fazer votos pelo dia da vitória, que com luta será conquistado.

Viva a X Conferência Nacional de Guerrilheiros das FARC-EP!

Movimiento Patriótico Revolucionario Quebracho (Argentina)

Partido Comunista Brasileiro

Movimiento Patriótico Manuel Rodríguez (Chile)

Partido Comunista de México

Partido Comunista Paraguayo"

Nuestra América, setembro de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário