segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Repórter da BBC Brasil é agredido durante protesto em São Paulo

                                                               

O repórter Felipe Souza (foto), da BBC Brasil, foi agredido com golpes de cassetete por policiais, mesmo após se identificar como jornalista, enquanto acompanhava o protesto contra o governo Temer no último domingo (4/9), em São Paulo (SP).

Em relato no site da BBC, Souza conta que cobria os confrontos atrás dos policiais, na rua Sumidouro. Eles decidiram alterar a rota e voltaram para o lado oposto. Nesse momento, a Tropa de Choque ficou de frente para ele e ao menos outros dois fotojornalistas.

“Ao perceber que poderia ficar encurralado, procurei uma rota de fuga e me encostei na parede para aguardar a passagem dos policiais”, explicou. Identificado com colete e crachá da BBC, Souza levantou as mãos e se identificou como imprensa. Mas mesmo assim, os policiais avançaram contra o repórter, gritando para que saísse do local.

“Sai da frente! Vaza, vaza!”, diziam ao menos quatro policiais antes de atacar o jornalista com golpes de cassetete no antebraço direito, na mão esquerda, no ombro direito, no peito e na perna direita. Segundo o profissional, um dos agentes chegou a chamá-lo de lixo.

“A marcas das agressões ficaram no meu corpo, principalmente no antebraço, que inchou e ficou roxo. Por sorte, o golpe que levei no peito foi amortecido pelo colete”, relatou Souza, que também usava capacete e máscara de gás.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo alegou que “os fatos narrados pelo repórter serão investigados e solicita que o jornalista registre um boletim de ocorrência”.

(Com a ABI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário