quarta-feira, 18 de maio de 2016

Vietnã recorda Ho Chi Minh em aniversário de seu nascimento

                                                                                 

Vietnã homenageia o presidente Ho Chi Minh por ocasião dos 126 anos de seu nascimento, antecipadamente recordado hoje em toda a geografia nacional e além, com múltiplas atividades de reconhecimento a sua obra revolucionária e independentista.

Amanhã celebra-se essa efeméride, mas sua comemoração faz parte da vida cotidiana neste país há vários dias.

A homenagem inclui exposições, como as inauguradas ontem na cidade que leva seu nome, focadas em seu legado moral e ideológico.

Uma delas, "Presidente Ho Chi Minh, querido líder do povo vietnamita", na rua de pedestres Nguyen Hue, mostra fotos sobre sua vida e ação revolucionária.

A outra, intitulada "Dignidade do presidente Ho Chi Minh - exemplo para a jovem geração", aproxima os visitantes ao seu legado ideológico e os movimentos que promovem o estudo e acompanhamento de sua obra. 

A vigência de seu pensamento pode ser apreciado em avaliações de autoridades dessa cidade, que o ressaltam como símbolo de verdadeiro patriotismo muito unido ao internacionalismo proletário.

Para Than Thi Thu, chefa do Departamento de Educação e Informação do Comitê Municipal do Partido nesse território, Ho Chi Minh foi a alma da luta pela libertação nacional e a fonte de luz que guiou o povo vietnamita a grandes vitórias e a nação a um futuro brilhante.

Acrescenta-se à celebração o Festival Lang Sen 2016, oficialmente inaugurado na cidade de Vinh, capital da província de Nghe An, ao norte, e a comuna de Kim Lien, com várias atividades para honrar ao Tio Ho, em sua terra natal.

O programa de três dias, que conclui amanhã, inclui um festival de canto, projeção de filmes e exibições associadas ao líder da revolução e pai da independência desta nação.

Enquanto embaixadas e comunidades vietnamitas no exterior organizaram diferentes atos pela efeméride, segundo informaram aqui os meios de imprensa.

A homenagem foi realizada na França, cujo colonialismo combateu, República Tcheca, Canadá e África do Sul.

(Com a Prensa Latina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário