sábado, 7 de maio de 2016

Debate: a atualidade do pensamento de Lenin



Ocorreu na última quarta-feira (04), em São Paulo, um debate sobre a atualidade do pensamento de Lenin, líder histórico da Revolução Russa de 1917.

O debate, organizado na sede do PCB, contou com a presença dos professores Antonio Carlos Mazzeo, Milton Pinheiro e Fernando Leitão (com participação via vídeo-conferência, direto de Lisboa) e a mediação ficou por conta do professor Edmilson Costa.

Diversos pontos do pensamento de Lenin foram abordados no longo debate, como a questão do imperialismo, que se modificou muito desde o início do século XX. 

No entanto, a teoria do "maior revolucionário do século XX", conforme concordaram os debatedores, continua totalmente atual, e o desenvolvimento do capitalismo nos dias de hoje apenas confirma o que Lenin escreveu cem anos atrás.

Uma de suas obras mais importantes, "Imperialismo, fase superior do capitalismo", em que Lenin expõe essa teoria, confirmada na prática, de que em sua fase imperialista o capitalismo se tornou cada vez mais monopolista, com o domínio do capital financeiro, acaba de ter uma edição comemorativa lançada pelo Diário Liberdade (e pode ser adquirida na loja virtual do portal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário