terça-feira, 17 de maio de 2016

Morre em Juiz de Fora o comunista Laerte Braga

                                                

Laerte Braga nasceu em 15 de julho de 1945, em Juiz de Fora, MG, filho de Arides Braga e Maria José Fortes Braga. Aos 13 anos ingressou no PCB – Partido Comunista Brasileiro – onde permaneceu até 1964. Participou da resistência à ditadura e reingressou no PCB a partir de 2010.

No período que esteve afastado do partido fez parte de correntes ligadas a Luiz Carlos Prestes e a Leonel Brizola. Estudou nos colégios Machado Sobrinho, Ginásio São Luís, Instituto Granbery, Colégio Evangélico de Alto Jequitibá na cidade de Alto Jequitibá e na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

É jornalista, tendo trabalhado nos jornais juizforanos DIÁRIO MERCANTIL, DIÁRIO DA TARDE, GAZETA COMERCIAL, no ESTADO DE MINAS e na AGÊNCIA MERIDIONAL (a primeira agência de notícias do País, integrante da cadeia ASSOCIADA). 

Manteve até seu falecimento coluna no jornal DIÁRIO LIBERDADE, da Galizia, Espanha, JORNAL O REBATE, da cidade de Macaé, em blogs como JUNTOS SOMOS FORTES, BRASIL MOBILIZADO, NUESTRA AMÉRICA, QUEM TEM MEDO DA DEMOCRACIA e teve seus trabalhos publicados em mais de cem blogs e sites semanalmente, no Brasil e no exterior.

Participou da organização dos primeiros fóruns sociais mundiais no Brasil, onde fez intervenções sobre questões políticas nacionais e internacionais. Conferências em diversas universidades e faculdades do País e foi ligado a movimentos de luta do povo palestino.

Foi um dos integrantes do grupo de jornalistas brasileiros que recebeu convite para encontro com o presidente Mahamoud Ahamadinejad – Irã – em um café da manhã e numa entrevista coletiva durante a RIO + 20. Desempenhou importantes tarefas no partido. Em 2012 foi candidato à prefeito de Juiz de Fora pelo Partidão, dialogando com a população sobre o Poder Popular e o Socialismo.

O PCB saúda Laerte e a sua contribuição militante à causa socialista. Perdemos um grande cronista das causas sociais que contribuiu por diversas vezes com a página do PCB na internet, com seus textos críticos e muitas vezes satíricos sobre questões polêmicas de nossa conjuntura.

Perdemos um grande lutador, em um momento em que o Brasil mais precisaria de sua escrita forte e de sua fala suave.

O PCB e toda sua militância se solidarizam com  a família de Laerte Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário