sábado, 16 de abril de 2016

Sindicato repudia redução de salário no Diários Associados


                                                                     
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) informou nesta semana que os Diários Associados reduziram os salários dos jornalistas. Segundo o site Comunique-se, a empresa de comunicação teria dado aos profissionais um “termo aditivo ao contrato de trabalho” que prevê a redução da jornada de 7h para 5h39, com mais 15 minutos de descanso. 

Assim, a remuneração cairia 30%. Ainda de acordo com a entidade, independentemente da assinatura, a redução já está valendo.

A publicação informa ainda que, o sindicato estava tentando negociar a medida de redução de salários com os Diários. O caso terminou na delegacia depois do “sumiço” do documento assinado entre as partes. Agora, a empresa teria distribuído o termo para que todos assinassem.

Segundo o Comunique-se, no “acordo”, o texto afirma que “as partes, de comum acordo, ajustam espontaneamente, a partir da data de assinatura deste termo aditivo de salário, uma redução das horas extras”. O Sindicato destaca que, indignados, os jornalistas pediram para que a palavra “espontaneamente” fosse retirada. O grupo de editores também teve de assinar documento semelhante.

A denúncia ainda cita que, na semana passada, os funcionários teriam sido informados que, em caso de recusa à proposta, o empregado seria demitido e as verbas rescisórias pagas em 30 meses.

“O enredo desse ataque aos direitos dos trabalhadores já vinha sendo orquestrado desde o ano passado pelos Associados, quando o grupo criou uma comissão de funcionários para tratar medidas de redução de gastos. 

As propostas aprovadas nessa época pela comissão são as mesmas que estão sendo implantadas pelo grupo ao arrepio da lei e à margem das discussões que vem sendo conduzidas pelo Sindicato dos Jornalistas”, diz a entidade.

(Com a Associação Brasileira de Imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário