quinta-feira, 24 de julho de 2014

Reunião em Sorocaba abordará o sequestro em BH do líder comunista Nestor Veras, uma das vítimas da ditadura cívico-militar de 1964

                                                       

O Grupo de Trabalho "Ditadura e Repressão aos Trabalhadores, às Trabalhadoras e ao Movimento Sindical", da Comissão Nacional da Verdade, realizará ato em Sorocaba, com objetivo de lembrar a resistência dos trabalhadores e sindicatos à perseguição e repressão sofridas durante o regime militar.

Atos unitários como este têm sido organizados em diversas regiões do Brasil, com o objetivo de dar voz aos integrantes de organizações trabalhistas perseguidos e seus familiares. Durante a ditadura, diversas organizações sindicais, que lutavam e se articulavam para garantir seus direitos, e que ao mesmo tempo ganhavam força no cenário político do país, foram perseguidas e reprimidas. Trabalhadores foram presos e torturados. Também houve intervenções em sindicatos e demissões em massa.

A partir da coleta de documentos e testemunhos, o GT "Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical" apura essas graves violações aos direitos humanos, que provocaram desemprego e dificuldades econômicas aos trabalhadores e militantes sindicais.

No ato em Sorocaba serão exibidos depoimentos gravados de Raphael Martinelli e do Comandante Melo Bastos (Dirigentes do CGT - Comando Geral dos Trabalhadores em 1964); Omene Vera (sobrinho do desaparecido político Nestor Vera) e Antônio Neto (filho de Guarino Fernandes, dirigente ferroviário da região).

Particular destaque terão os ferroviários, categoria perseguida já antes de 1964 pelo Governador Ademar de Barros, importante nome no golpe de 1964. Os ferroviários eram vanguarda nas lutas do interior por sua capacidade de mobilização e por estarem presentes em muitas cidades,

Além disso, está prevista a presença de familiares de Wilson Fernandes, o Bolinha, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba; Comandante Paulo, representante do Comandante Mello Bastos; Omene Vera, entre outros militantes de dirigentes sindicais.

Estarão presentes a advogada Rosa Cardoso, integrante da CNV e responsável pelo GT13, Adriano Diogo, presidente da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo "Rubens Paiva", Izídio de Brito presidente da Comissão Municipal da Verdade de Sorocaba "Alexandre Vannucchi Leme" e militantes e familiares dos que foram perseguidos na ditadura.
                                                   
SERVIÇO

Ato Sindical Unitário em homenagem à memória dos que lutaram
Quando: Sábado, 26 de julho de 2014
Horário: 9h
Onde: Salão de Festas do Sindicato dos Empregados no Comércio
Endereço: Rua Trinidad, 302, Jardim América – Sorocaba – SP
Transmissão ao vivo: www.cnv.gov.br/aovivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário