segunda-feira, 21 de abril de 2014

García Márquez, in memoriam

                                                

"FARC-EP

 Gabriel José de la Concordia García Márquez, O 'Gabo', Prémio Nobel de literatura e escritor insigne da Colômbia, tomou hoje o caminho da eternidade aos 87 anos de uma vida prolífica em criatividade, que deixou ao mundo uma obra maravilhosa, que com realismo mágico reflecte a presença destas terras de Nossa América, às quais amou e dedicou seu engenho como narrador e cronista das suas desventuras, esperanças e sonhos. 

Com profundo respeito, a Delegação de Paz das FARC-EP, em Havana, abraça em sentimentos de pesar seus familiares, parentes, amigos e a pátria toda que se enche de luto pela partida do maior escritor da nossa história. Vão de maneira especial nossas condolências para sua esposa dona Mercedes Barcha e seus filhos Rodrigo e Gonzalo. 

A partida deste gigante das letras congregou num só feixe de identidade, solidariedade e luto toda a Colômbia e isso traz às nossas mentes a certeza de que, em cada clareira aberta na selva da nossa sobrevivência agreste, continuará a surgir a perseverança de que necessitamos para continuar em direcção a uma era de reconciliação, com nossos José Arcadios e Úrsulas que se repetem sem cessar entre coisas de adivinhos, entre conjuros e presságios, morrendo e revivendo como Melquíades, enquanto concebemos a existência, submergindo-nos muitas vezes na peste da insónia, desmemoriados do nosso passado, mas voltando de algum modo também como o cigano da alquimia, da morte, consumindo a beberagem milagrosa que devolve as recordações que remoçam a confiança no amanhã. 

Com a despedida deste homem magnífico, reiteramos hoje que, como Aureliano Buendía, sonhamos e faremos a paz, um país onde possamos tranquilos fabricar peixinhos de ouro sem acabar com o nosso meio ambiente; com o empreendimento de Aureliano Triste, mas sem aqueles que sufocam greves a tiros; relendo nosso devir nos pergaminhos de Gabo, mas agora sim com a experiência de haver suportado os piores furacões da vida, sem que o vento nos passa arrasar, sem que nos possa apagar mais da memória humana, nem na recorrência das tragédias, porque ainda que estejamos condenados a cem anos de solidão, faremos com nossas lutas e nossa infinita capacidade de amar e perdoar, que exista uma segunda oportunidade sobre a terra. 

Com certeza, Gabo, conseguiremos com nosso povo que Macondo já não seja um pavoroso roda moinho de pó e escombros. E que esse delicado vento de luz que a paz, arrulhe nosso presente, enquanto tomas o caminho de Remedios la Bella. Com certeza, Gabo, repetiremos em teu nome, com compromisso inquebrantável, que "ainda não é demasiado tarde para construir uma utopia que nos permita compartilhar a terra".

DELEGAÇÃO DE PAZ DAS FARC-EP 

Havana, Cuba, sede dos diálogos de paz, 17 de Abril de 2014"

O original encontra-se em www.pazfarc-ep.org/... 

Este in memoriam encontra-se em http://resistir.info/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário