quinta-feira, 6 de março de 2014

Declaração sobre o avanço reacionário na Ucrânia

                                                                                    


Declaração conjunta de Partidos comunistas e operários sobre os recentes acontecimentos na Ucrânia (sob proposta de KKE e DKP)

Partidos Comunistas

Os recentes e dramáticos acontecimentos na Ucrânia representam, não a “vitória da democracia” por parte dos autonomeados “revolucionários” - como pretendem os órgãos de comunicação de massas dos Estados Unidos e da União europeia - mas um desenvolvimento perigoso, sobretudo para o próprio povo ucraniano.

As forças políticas reacionárias, herdeiras ideológicas dos nazis, surgiram politicamente à tona com o apoio da UE e dos EUA. São forças que para além de destruírem as sedes dos seus adversários têm como programa a perseguição política e a ilegalização dos partidos, sobretudo afrontando os comunistas, e uma legislação racista tendo como alvo a população de língua russa, idêntica à que há 20 anos vigora nos países do Báltico “europeu” com o tácito apoio politico da UE.

Os Partidos comunistas e operários subscritores desta declaração conjunta:

- Manifestam a sua solidariedade e apoio aos comunistas da Ucrânia e, em primeiro lugar, àqueles que em muitos casos saíram à rua para defender os monumentos a Lénin e aos antifascistas, tomados como alvo pela falsificação da história, levada a cabo pelos grupos armados nacionalistas-fascistas.

- Denunciam os EUA e a UE pelo seu manifesto envolvimento nos assuntos internos da Ucrânia, pelo apoio direto que prestaram e continuam a prestar aos grupos armados fascistas, sustentando o revanchismo histórico contra as vitórias da II Guerra mundial, convertendo o anticomunismo em política oficial, agindo de forma a maquiar os grupos fascistas e a sua ideologia e atividade criminosa, promovendo a divisão do povo da Ucrânia através do planejamento de perseguições e confrontos na zona russófona.

- Sublinham os perigos colocados pelas posições das forças oportunistas, que semeiam ilusões acerca da possibilidade da existência de uma outra e “melhor UE”, ” um melhor e diferente acordo de associação da UE com a Ucrânia”. A UE, tal como qualquer outra união capitalista inter-estatal, é uma aliança predadora de caráter profundamente reacionário e não só não pode vir a tornar-se amiga do povo como age e continuará a agir contra os direitos dos trabalhadores e dos povos.

- Assinalam que os acontecimentos na Ucrânia se articulam com a intervenção da UE e dos EUA, e resultam da forte competição entre estas potências e a Rússia pelo controle dos mercados, das matérias-primas e das redes de transporte desse país. Todavia o povo ucraniano, tal como todos os outros povos da Europa, não tem interesse em alinhar-se nem com este nem com aquele bloco imperialista, nem com esta nem com aquela aliança predadora.

- Os interesses da classe operária e das camadas populares da Ucrânia residem em resistirem a envolver-se em lógicas de divisão nacionalista, sobre a base de particularismos étnicos, linguísticos e religiosos, e em dar prioridade aos seus interesses de classe comuns, em definir o seu percurso de luta de classe pelos seus direitos e pelo socialismo. O socialismo continua a ser mais oportuno e mais necessário do que nunca. É esta a perspectiva a partir da qual deve ser confrontada qualquer união capitalista inter-estatal, para abrir o caminho a uma economia e uma sociedade que se organize não sobre a base do lucro mas sobre as necessidades dos trabalhadores.

Partido Comunista da Albânia

Tribuna Democrática Progressista, Bahrain

Partido dos Trabalhadores de Bengladesh

Partido Comunista do Canadá

Partido Comunista em Dinamarca

Partido Comunista Alemão

Partido Comunista Brasileiro

Partido Comunista Unificado da Geórgia

Partido Comunista da Grécia

Partido Comunista Jordaniano

Partido Comunista do México

Partido Comunista da Noruega

Partido Comunista da Polônia

Partido Comunista da Federação Russa

Partido Comunista Operário da Rússia

Partido Comunista da União Soviética

Novo Partido Comunista da Iugoslávia

Partido Comunista da Suécia

Partido Comunista da Turquia

União dos Comunistas da Ucrânia

Partidos que não integram a lista Solidnet:

Partido do Trabalho da Áustria

Polo da Renascença Comunista em França

Nenhum comentário:

Postar um comentário