sábado, 25 de maio de 2013

Como pássaros da mesma plumagem

                     

Como pássaros da mesma plumagem

KKE [*]


"Porque é bom aprender mesmo com os oponentes, quero recordar-lhe uma bem conhecida frase de Lenine acerca da reconstrução do seu país que fora destruído. O socialismo equivale ao Poder Soviético mais a electrificação. Isto refere-se naturalmente a uma era ultrapassada. Adaptando a frase às condições históricas de hoje, podemos dizer, com uma dose de arbitrariedade, que: Desenvolvimento equivale a democracia mais investimentos. Liberdades, direitos sociais, pagamento justo, participação dos trabalhadores. Mais empreendedorismo, investimento planeado de recursos e força de trabalho no sector que empurra em frente a economia e o país". A. Tsipras, líder do SYRIZA disse isto, entre outras coisas, como um dos hóspedes principais na reunião geral da Federação Helénica de Empresas (SEB). 

A evocação de Lenine numa reunião de industriais foi provocadoramente escolhida pelo presidente do SYRIZA, para [promover] as medidas de administração do capitalismo que ele próprio quer empreender. 

Na realidade, é claro, o desenvolvimento da economia socialista no estado de trabalhadores que emergiu a grande Revolução de Outubro tinha de ser baseado na Poder Soviético e na electrificação, isto é, na garantia de suficientes recursos de energia numa economia então atrasada, como a da Rússia czarista. 

A socialização dos meios de produção é que deu aos trabalhadores as chaves da economia a fim de alcançar grandes coisas ao nível económico e social, tendo expelido os capitalistas da produção. Agora, o SYRIZA, como um genuíno guia dos burgueses, veio ... "ensinar"-nos acerca de Lenine de acordo com o seu próprio pensamento, dizendo que a mensagem contemporânea da teoria leninista é capitalismo saudável! Os próprios burgueses não teriam ousado distorcer Lenine desta forma... 

Tsipras não só confirmou a degeneração dos oportunistas como demonstrou quão implacáveis são eles no seu esforço para desvalorizar na consciência do povo o que, segundo eles, é "obsoleto", o socialismo que conhecemos, é amoldá-lo às necessidades da administração burguesa. Eles mendigam junto aos capitalistas que os escolham para administrá-la. 

A evocação de Lenine por A. Tsipras foi respondida pelo presidente dos industriais gregos, o qual evocou ... Marx! "Como diria Marx (eu parafraseio uma sentença sua bem conhecia), nós não somos filósofos, de modo que podemos simplesmente interpretar a situação em que o país se encontra. 

Devemos transformá-lo – devemos reconstruí-lo (...) o próprio Marx sempre acreditou que a produção, e a indústria em particular, são a expressão das "forças mais essenciais do homem". E na SEB concordamos absolutamente com ele"... 

Marx naturalmente costumava dizer que os parasitas capitalistas, tais como aqueles da SEB, devem ser lançados no caixote de lixo da história, através de uma revolução social, a qual tomará o poder e deles afastará a propriedade dos meios de produção. E também disse que o veículo para a mudança do mundo não pode ser o velho, os capitalistas, mas o novo, os trabalhadores e seus aliados dos estratos populares. 

Naturalmente o SEB não concorda com isto. Em qualquer caso é por esta razão que ele se sente em segurança com o SYRIZA, o qual é um partido para a administração do capitalismo e, como tal, é bem vindo às suas reuniões, juntamente com os outros partidos burgueses. 

Como diz o povo, "Eles são como pássaros da mesma plumagem" ... algo que o presidente do SYRIZA demonstrou da sua própria maneira quando apareceu no congresso do grande capital como o "arauto" da conciliação de classe, a dizer que "consenso social e estabilidade são realmente o oxigénio da economia. A incapacidade para garantir isto é que sabota o dinamismo produtivo, mais do que qualquer outro factor". Assim, mais outro "apoiante" da necessidade de abolir a luta de classe foi ali revelado. A "esquerda" prime o botão do elevador que leva ao "porão" da administração governamental.

[*] Comentário da Secção de Relações Internacionais do CC do KKE.   O original encontra-se no jornal turco SOL de 18/Maio/2013 e a versão em inglês em http://inter.kke.gr/News/news2013/2013-05-18-sol 

Esta nota encontra-se em http://resistir.info/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário