domingo, 4 de dezembro de 2011

A situação do movimento comunista internacional




Nesta“Coleção de artigos e contribuições”pode ficar a conhecer as posições e análises do KKE sobre questões atuais do movimento comunista internacional.

No primeiro capítulo, sob o título “A situação do movimento comunista internacional”, encontra dois artigos sobre a situação do movimento comunista internacional e os problemas políticos e ideológicos que está a enfrentar. Os artigos incluem também as avaliações do KKE sobre o curso deste movimento e dos Encontros Internacionais dos Partidos Comunistas e Operários, assim como a perspectiva do KKE sobre a formação de um pólo comunista pelos partidos comunistas que defendem o marxismoleninismo, a necessidade do derrube revolucionário do capitalismo e a actualidade do socialismo.
No segundo capítulo, intitulado “Sobre assuntos internacionais atuais”, podem ler as posições do KKE sobre questões atuais, como, por exemplo, o 20.º aniversário da queda do Muro de Berlim; assim como as posições do KKE sobre a crise capitalista, tal como foram formuladas no 11.º Encontro de Partidos Comunistas e Operários, na Índia, ou sobre a avaliação das relações entre os estados, a nível internacional, sob as condições do imperialismo, e a atitude dos comunistas perante as organizações interestatais como a ONU.
No terceiro capítulo podem ler artigos de quadros do KKE sobre a situação do movimento comunista europeu, as iniciativas do KKE, bem como as suas atitudes perante a UE.
O quarto capítulo inclui apreciações do KKE sobre a mudança da correlação de forças na América Latina e sobre a teoria oportunista do socialismo do século XXI.
O quinto e sexto capítulos incluem contribuições do KKE nos encontros de partidos comunistas no Médio Oriente e nos Balcãs, que destacam diversas questões sobre o desenvolvimento e a atividade dos comunistas naquela região.
Por último, o sétimo capítulo inclui dois artigos informativos da Secção Internacional do CC acerca do XVIII Congresso do KKE e dos resultados das últimas eleições nacionais.
A edição também inclui fotos da ação dos comunistas no ano que passou [não incluídas nesta publicação NT].




Coleção de artigos e contribuições
sobre questões atuais do movimento comunista internacional.


[Sistematização]

Capítulo I – A situação no movimento comunista internacional

  1. G. MARINOS: “O movimento comunista internacional atual e a posição do KKE”
  2. N. SERETAKIS: “Encontros Internacionais de Partidos Comunistas e Operários”

Capítulo III –Questões regionais – EUROPA

  1. K. PAPADAKIS: “A dimensão europeia do oportunismo contemporâneo e a luta do movimento comunista”
  2. E. VAGENAS: “A União Europeia da guerra e do capital é perigosa para os povos”

Capítulo IV – Questões regionais – AMÉRICA LATINA

  1. K. PAPASTAVROU: “O movimento comunista e a mudança da correlação de forças na América Latina”
  2. D. KARAGIANNIS: “Sobre a teoria oportunista do‘socialismo do século XXI’”

Capítulo V – Questões regionais – MÉDIO ORIENTE

1. G. MARINOS:“Contribuição no Encontro Internacional extraordinário de Partidos Comunistas e Operários, na Síria, sobre a situação no Médio Oriente e a solidariedade com o povo da Palestina (2829/9/2009) ”

Capítulo VI – Questões regionais – BALCÃS

1. G. MARINOS:“Contribuição no Encontro de Partidos Comunistas e Operários dos balcãs, em Tessalónica (19/12/2009) ”

Capítulo VII –Questões regionais – GRÉCIA

  1. Artigo informativo da Secção de Relações Internacionais do CC do KKE, sobre o XVIII Congresso
  2. Artigo informativo da Secção de Relações Internacionais do CC do KKE, sobre os resultados das eleições nacionais de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário