quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Multidão nas ruas se despede de Kim Jong-il em Pyongyang




Pyongyang realizou hoje (28) a cerimônia de despedida do ex-líder norte-coreano, Kim Jong-il. No meio de uma nevasca, uma grande multidão se despediu de Kim pelas ruas.
Participaram da solenidade o vice-presidente da Comissão Militar Central do Partido de Trabalhadores da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Kim Jong-um, o chefe de Estado Maior do Exército Popular da RPDC, Lee Young-ho, e outros líderes partidários, políticos e militares do país. Também compareceram ao evento embaixadores de outros países em Pyongyang.
Escoltado por soldados e veículos, o carro funerário que carregava o caixão de Kim Jong-il partiu do Memorial Kumsusan, passou pela Praça Kim il-sung, Avenida da Unificação, além de outras ruas principais. Centenas de milhares de norte-coreanos se reuniam ao longo das ruas, em meio a neve, para se despedir do ex-líder.
Kim faleceu no último dia 17, aos 69 anos de idade. Após sua morte, a RPDC criou um comitê de funeral, que decretou luto oficial entre 17 e 29 de dezembro e aceitou os pêsames entre os dias 20 e 27 de dezembro. Após a cerimônia de despedida, o governo norte-coreano realizou a grandiosa cerimônia funeral no dia 29 (horário local) (Com a Rádio China Internacional)

Nenhum comentário:

Postar um comentário