sábado, 16 de abril de 2011

Começa o VI Congressso do Partido Comunista Cubano


                     
Mil delegados eleitos iniciarão hoje os debates do VI Congresso do Partido Comunista de Cuba (PCC) com os enfoques centrados em um conjunto de medidas para atualizar o modelo econômico do país.
  A sessão inaugural do encontro, que se estenderá até o próximo 19 de abril, começará às 16:00 hora local no Palácio das Convenções em Havana.
Na reunião se debaterá o Projeto de Diretrizes da Política Econômica e Social do Partido e a Revolução, documento discutido em massa entre dezembro de 2010 e fevereiro deste ano nos centros de trabalho e estudo, e nas comunidades.
Com o resultado dessa ampla consulta popular, o texto será submetido à consideração dos delegados, que elegerão durante o evento os órgãos dirigentes do PCC para o próximo período de trabalho.
O PCC constitui a força dirigente superior da sociedade e do Estado, e tem a responsabilidade de organizar e orientar os esforços comuns para a construção do socialismo e o avanço para a sociedade comunista.
Dessa maneira, referenda o artigo 5 do capítulo I da Constituição cubana, que proclama desde sua terceira reforma em 2002 a irreversibilidade do caráter socialista da Revolução iniciada no dia 1º de janeiro de 1959.
Segundo os estatutos próprios, o PCC, com sua ideologia martiana e marxista-leninista, é fruto genuíno da Revolução e máxima expressão da vontade unitária do povo cubano e nutre suas filas sobre a base do exemplo de seus militantes e com métodos de participação das massas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário