quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Morre o camarada Frank Svensson

                                                                  

Fábio Martins Bezerra (*)

É com muita tristeza que comunico aos amigos(as) e companheiros(as) a perda de um grande camarada, dirigente do PCB e figura humana de uma grandeza rara. Falo do camarada e amigo Frank Svensson, filho de imigrantes suecos, belo-horizontino de berço, comunista por convicção.

Conheci o Frannk em 1994, durante a camapanha de filiação e logo nutri por ele um grande carinho, respeito e admiração. Começou a sua militância ainda na adolescência, quando conheceu em Belo Horizonte  militantes como Orlando Bonfim Jr. 

Após concluir o curso de arquitetura, foi para o Nordeste e trabalhou na SUDENE com a equipe de Celson Furtado, antes de se tornar professor na UnB. Sempre que nos encontrávamos se dirigia a mim como conterrâneo e perguntava pelo refrigerante Mate Couro, que adorava e eu de vez em quando levava para ele.

Frank foi dirigente destacado em Brasília e na Direção Nacional, sempre questionador tinha o hábito de fazer apontamentos instigantes, que nos fazia sair do lugar comum das meras evidências e da obviedade. 

Tranquilo, irônico,perspicaz, Frank conseguia ,charmosamente, cativar nossa atenção ao mesmo tempo que ridicularizava com seu sarcasmo sutil a ordem do Capital.

Foi professor, pai, companheiro, militante dedicado, candidato a senador, editor e dirigente nacional do PCB; mas acima de tudo foi um ser humano rebelde e inquietante contra a ordem do Capital, foi amigo e conselheiro e para muitos, assim como eu, um mestre em que deposito grande parte de minha formação política. 

Camarada Frank Svensson Presente ! 

Agora e Sermpre!

(*) Fábio Martins Bezerra é professor e membro do Comitê Central do PCB

Nenhum comentário:

Postar um comentário