segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Fidel Castro ovacionado no Teatro Karl Marx

                                 

O Comandante em Chefe Fidel Castro Ruz recebeu,  sábado, grande ovação ao chegar ao Teatro Karl Marx de Havana, onde a Companhia de Teatro Infantil La Colmenita estreou o espetáculo “Fidel entre nosotros” [Fidel entre nós], em saudação ao aniversario de 90 anos do líder da Revolução.

Com a presença do general de Exército Raúl Castro Ruz, presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros de Cuba, e de Nicolás Maduro Moros, presidente da República Bolivariana de Venezuela, iniciou esta festa cultural, máxima expressão das celebrações realizadas durante todo o ano.
                                                               
Após a interpretação de Omara Portuondo do tema de Silvio Rodríguez, La Era, Eusebio Leal Spengler contou para as crianças de La Colmenita histórias sobre o líder da Revolução Cubana.

“Um amigo é também um professor. Um bom amigo e um professor sempre. Qualquer coisa que o perguntemos vai nos responder, porque ele sempre se prepara bem. Lê muito. Conhece literatura, arte, história e é, ao mesmo tempo, muito humano. E diz sempre a verdade. Odeia quando alguém não diz a verdade”, disse.

“Quando ele sente que alguém tem necessidade, acode imediatamente. Por isso, quando a gente tinha alguma necessidade, diziam: ‘porque Fidel não sabe’, porque sempre acode imediatamente”, acrescentou às histórias sobre o Comandante em Chefe.

“Existem belos poemas escritos pelos melhores poetas, porém as palavras de Salustiano Leyva sobre Martí são o poema que o Herói Nacional gravou em sua alma”. Dito isto, se referiu à noite em que Fidel chegou a Playita de Cajobabo para celebrar o centenário da chegada de Martí a Cuba para a luta de 1895, junto a Gómez. Então, Fidel tomou a bandeira cubana, entro una água e a moveu a norte, a sul, a leste e a oeste e, como um mistério, saiu a lua cheia. O mesmo que aconteceu naquela noite do desembarque do Herói Nacional”, disse Eusebio Leal.

Também participaram do festejo os demais membros do Birô Político José Ramón Machado Ventura, segundo secretário do Partido Comunista de Cuba (PCC); Miguel Díaz-Canel Bermúdez, primeiro vice-presidente dos Conselhos de Estados e Ministros, e Esteban Lazo, presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular.

Também estiveram presentes na reunião moncadistas e expedicionários do Granma, Heróis da República de Cuba, Heróis do Trabalho, dirigentes do Partido, do Estado, do Governo e das organizações políticas e de massas.

“Feliz cumpleaños para un gigante” [Feliz aniversário para um gigante] e “Cuba que linda es Cuba” [Cuba que linda é Cuba] encerraram esta festa, que foi tributo ao homem que nunca deixou de lutar a favor das causas justas e dos desfavorecidos do mundo.

Fonte: http://www.radiorebelde.cu/noticia/amplia-ovacion-recibe-fidel-teatro-karl-marx-20160813/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário