segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Resolução do XVI Encontro de Partidos Comunistas e Operários realizado no Equador

                                         


 Em solidariedade com as lutas da classe operária e dos povos da América Latina 

Nós, Partidos Comunistas e Operários reunidos em Guayaquil, no XVI Encontro, expressamos nossa solidariedade internacionalista com as lutas dos trabalhadores e dos povos da América Latina por seus direitos, contra a exploração capitalista, contra as intervenções imperialistas.

Reiteramos, em particular, nossa solidariedade com o povo de Cuba socialista, contra o bloqueio imperialista, a “Posição Comum” da UE, as diversas intervenções dos EUA. Demandamos a liberdade dos três cubanos revolucionários encarcerados nos EUA.

Na América Latina, assim como no resto do mundo, a classe operária está enfrentando o ataque do capital que, para assegurar sua rentabilidade, toma medidas para subestimar o trabalho, intensificar a exploração e saquear os recursos naturais.

Com a plena coordenação dos monopólios se lançam novas iniciativas e acordos que reforçam o capitalismo em sua fase imperialista, com uniões interestatais que não servem às necessidades da classe operárias e dos setores populares. Os monopólios da mineração se assentam com a superexploração para a classe operária e despojo das terras dos camponeses.

O conflito capital/ trabalho se aprofunda e, simultaneamente, vão se manifestando os limites das gestões alternativas do capitalismo. Nelas, foram reforçados os benefícios do capital, enquanto as políticas assistencialistas em definitivo não resolveram os problemas profundos que afetam a classe operária, demonstrando que apenas são dirigidas a conter a luta de classes. É muito claro que em vários países do sul, em nome das gestões alternativas –como o progressismo – são produzidas reestruturações destinadas a assegurar a continuidade do capitalismo.

Em vários países, sobretudo na Venezuela, Bolívia e Equador, estão aumentando as intervenções e os planos de desestabilização por parte dos centros imperialistas e das forças reacionárias. Ao mesmo tempo, as políticas governamentais não confirmam as expectativas do povo, o que leva ao enfraquecimento do apoio popular.

Atualmente, são desmentidas as posições do chamado “Socialismo do século XXI”. Portanto, é ainda mais importante estarmos solidários com os que lutam pela derrocada das relações capitalistas e do poder do capital.

Reiteramos nossa solidariedade com a luta das FARC-EP pela paz com justiça social, com os esforços do movimento popular da Colômbia para uma solução política ao conflito social e armado a favor do povo.

Denunciamos os assassinatos, as perseguições e as ameaças contra os lutadores do movimento popular, os mecanismos paramilitares, a existência de milhares de pessoas deslocadas, a caracterização das FARC-EP como uma organização terrorista.

Demandamos a liberdade dos presos políticos colombianos que se encontram nas masmorras de seu país e os que se encontram encarcerados nos EUA.

Condenamos o terrorismo de Estado que, no México, foi executado contra os estudantes de Ayotzinapa.

Denunciamos que o Paraguai está se transformando em uma plataforma estratégica da ação imperialista no Cone Sul.

Repudiamos a ocupação militar no Haiti por tropas de países sul-americanos, sob o comando do Brasil e que já dura mais dez anos.

No atual cenário, a força insubstituível das mudanças profundas e radicais é expressa pela classe operária e seus partidos de vanguarda, os partidos comunistas e operários.

Expressamos nossa solidariedade internacionalista aos partidos comunistas que enfrentam os ataques de mecanismos estatais e paraestatais, condenamos qualquer ameaça e manifestação de anticomunismo.

Expressamos nossa total solidariedade ao Partido Comunista do Equador, frente àqueles que buscam sucedê-lo, suplantando suas siglas.

Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Partido Comunista na Dinamarca

Partido Comunista do Equador

Partido Comunista da Grécia (KKE)

Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia

Partido Comunista Húngaro

Partido dos Trabalhadores da Coréia

Frente Popular Socialista da Lituânia

Partido Comunista do México

Partido Comunista da Noruega

Partido Comunista Palestino

Partido Comunista dos Trabalhadores da Rússia (RKRP)

União dos Partidos Comunitas (CPSU)

Partido Comunista dos Povos de Espanha (PCPE)

Partido Comunista Sírio (Unificado)

Partido Comunista da Turquia

Nenhum comentário:

Postar um comentário