quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

80 anos do camarada José Francisco Neres "Pinheiro"!

                                                                       
Comunista, sindicalista, revolucionário, jogador de futebol, tecelão, vereador, dirigente, aposentado, músico e líder revolucionário José Francisco Neres “Pinheiro” é um camarada imprescindível na luta pelo socialismo na perspectiva do comunismo no Brasil.

Nas atividades sindicais e partidárias “Pinheiro” se destacou não apenas pelas funções que desempenhava e desempenha até hoje, mas sim pelo seu jeito de ser e viver. O poeta angolano Agostinho Neto dizia em sua memorável poesia que “Não basta que seja bela e pura a nossa causa é necessário que o sentimento de honestidade e justiça esteja dentro de nós” este “imprescindível” camarada nas palavras de Bertolt Brecht merece ser homenageado na data de seu octogésimo aniversário.

 A vida de José Francisco Neres se funde e mistura com a História do Partido Comunista Brasileiro em Minas Gerais. Militante do PCB desde o final dos anos cinqüenta Neres foi responsável por diversas tarefas e articulações dos comunistas no terreno político institucional e principalmente na luta do movimento operário sindical.

Neres trabalho como tecelão, foi jogador de futebol. Participou da comissão de fábrica da Marzagânia, onde atuou em várias greves. Foi vereador e teve seu mandato cassado, na cidade histórica de Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte. Participou do Comando Estadual dos Trabalhadores, das mobilizações pelas reformas de base no Governo João Goulart. Apoiou a Greve dos Metalúrgicos de 1968 em Contagem. 

Atuou na clandestinidade na reorganização do PCB nos anos 70. As retenções e prisões políticas não intimidaram a luta corajosa empreendida pelos comunistas pela liberdade e pelo socialismo. Neres foi o último preso político a sair dos porões da ditadura militar em Minas Gerais. Atualmente participa das atividades da Frente Independente pela Verdade, Memória e Justiça de Minas Gerais e apóia os trabalhos da Comissão da Verdade em Minas Gerais.

Celebramos hoje o aniversário de um camarada que por muito pouco não sucumbiu diante do ódio de classe perpetrado pela fúria fascista da ditadura burgo-militar. Não se trata de um culto a personalidade, Neres nunca foi personalista, nem individualismo. A construção coletiva do PCB sempre foi seu principal objetivo. 

Comemoramos sim, e estamos felizes em poder comemorar o aniversário do camarada e dizer que conseguimos reconstruir o PCB em Minas Gerais. Falta muita coisa para fazer, mas estamos no caminho certo, daquela caminhada começada por poucos em 1922 e seguida por Neres desde os anos 50 do século XX. Seguimos na luta pelo socialismo no século XXI! . 

Hoje, como integrante da célula da velha guarda, membro do Comitê Estadual e Secretário Político do PCB na capital, o camarada permanece firme na luta e através de seu humilde exemplo de dedicação e afinco na reconstrução revolucionária do Partido inspira vários militantes do PCB a persistirem na luta pelo comunismo.

É força, ação, Neres é Partidão!

Viva o Partido Comunista Brasileiro – PCB!

Comitê Estadual do PCB - Minas Gerais

Belo Horizonte, Minas Gerais – 04 de dezembro de 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário