quinta-feira, 5 de junho de 2014

COPA PARA QUEM?




A passagem da seleção brasileira de futebol por Goiânia no dia 03 de junho foi marcada por intensos protestos de trabalhadores. A Frente de Esquerda Socialista ( PCB, PSOL, PSTU e PCLCP) em conjunto com os técnicos administrativos em greve da UFG e IFG e o Movimento Terra Livre, de luta pela reforma agrária, convocaram o ato " Copa pra Quem ? " e marcaram presença em frente ao hotel onde estava hospedada a seleção.

Um amplo e desproporcional aparato policial entrou em confronto com a manifestação, chegando a deter um dos manifestantes e tomar o seu megafone, demonstrando que o verdadeiro legado da Copa é a repressão e criminalização aos movimentos populares.

A manifestação, que alcançou imensa repercussão, denunciou os gastos abusivos da Copa do Mundo e o favorecimento às grandes empresas, construtoras e demais setores do capital em detrimento dos trabalhadores, com a remoção arbitrária de pessoas de suas comunidades.

Os manifestantes questionaram os mais de 35 bilhões de reais, vindo dos cofres públicos, gastos em monumentos para os “mega eventos” destinados aos grupos empresariais enquanto que para os direitos sociais o governo sinaliza com cortes orçamentários. 

Segundo Antônio Neto, professor em greve no município de Goiania e militante do PCB "Os gastos da Copa superam os gastos federais com educação e saúde juntos. País rico é país com saúde, educação, transporte e segurança pública e de qualidade!"

Ainda segundo o professor Antônio " A Frente de esquerda socialista conclama todos a unirem suas forças para barrar o crescente processo de criminalização de militantes e organizações populares e, ao mesmo tempo, fortalecer as greves em andamento como alternativa para a valorização dos trabalhadores e dos serviços públicos"

No período da tarde, os militantes do PCB somaram-se ao ato "Não vai ter Copa", organizado pelos Professores em greve da rede municipal em conjunto com coletivos estudantis e operários, que foi até o estádio Serra Dourada e também reafirmou a indignação da população com a Copa dos Empresários.

Fonte : PCB-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário