sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Proposta de MANIFESTO DE APOIO E SOLIDARIEDADE AO CDC-UFOP

                              
                                                  
Companheiros/as;

I - Segue proposta de MANIFESTO DE APOIO E SOLIDARIEDADE AO CDC-UFOP. Precisamos garantir apoio ao Programa que ousou defender uma Educação para além do capital.

II - Esperamos adesões até a próxima semana quando iremos divulgar este manifesto. 

III - Favor encaminhar o nome das entidades para o e-mail : OUSARVENCER@YAHOO.COM.BR

Abraço!
Túlio Lopes

MANIFESTO DE APOIO E SOLIDARIEDADE O CDC-UFOP

Manifestamos nosso apoio e nossa irrestrita solidariedade ao Centro de Difusão do Comunismo da Universidade Federal de Ouro Preto - CDC-UFOP. E, repudiamos a decisão da Justiça Federal do Maranhão sobre a Ação Judicial contra o Programa de Extensão da UFOP: Centro de Difusão do Comunismo (CDC-UFOP), determinando a suspensão de todas as atividades.
O CDC-UFOP é um programa vinculado à Pró-reitoria de Extensão da UFOP, com quatro ações de extensão articuladas para estudar, debater e realizar a crítica à ordem do capital. Tem como objetivo lutar por uma sociedade para além do capital.
O CDC-UFOP articula suas ações em dois projetos e dois cursos de extensão e conta com a participação de 20 bolsistas e vários estudantes. 1 – Liga dos Comunistas - Núcleo de Estudos Marxistas (CNPQ) (projeto). 2 – Mineração e exploração dos trabalhadores na região da UFOP. Em parceria com o Sindicato METABASE Inconfidentes (curso). 3 – Equipe Rosa Luxemburgo. Grupo de debate e militância anticapitalista. Responsável pela coordenação do CDC (projeto). 4 – Relações sociais na ordem do capital. As categorias centrais da teoria social de Marx (curso).  As atividades são gratuitas, abertas à comunidade e realizadas duas vezes ao ano no ICSA (Mariana), com editais no início de cada período.  o CDC-UFOP mantém uma grupo de estudantes ligados ao Diretório de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em 2012 o centro recebeu o Prêmio de Melhor Programa de Extensão da UFOP.
No dia 13 de agosto, o Juiz José Carlos do Vale Madeira da Justiça Federal do Maranhão acatou o pedido de suspensão das atividades do CDC-UFOP, feito no dia 05 de julho de 2013, pelo advogado Pedro Leonel Pinto de Carvalho que também solicitou o pagamento de multas pela Universidade, que foi indeferido pelo juiz.
Esta ação é claramente uma manifestação política anti-comunista e fere os princípios da Autonomia Universitária. O Art. 207 da Constituição estabelece que: "As universidades gozarão de autonomia didático científico, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão."

Mariana, Minas Gerais - Brasil, 24 de agosto de 2012 

Os signatários:

Instituto Caio Prado Junior.
Fundação Dinarco Reis.
União da Juventude Comunista.
Unidade Classista.
Coletivo de Mulheres Ana Montenegro.
Partido Comunista Brasileiro – PCB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário