sexta-feira, 15 de maio de 2020

Não vamos nos esquecer das "Quatro peças sacras" de Verdi domingo às 2 da tarde na Rede Minas

                                                                                    

Uma das últimas obras de Giuseppe Verdi, “Quatro peças sacras”, apresenta mais que uma magnífica melodia. Por trás das notas, um universo de curiosidades que revela grandes momentos históricos e personalidades. O concerto executado pela Orquestra Sinfônica Heliópolis, com regência do maestro Isaac Karabtchevsky, é exibido na íntegra, pela primeira vez, no programa Harmonia, da Rede Minas, neste domingo (17).

“Quatro peças sacras” traz as composições “Ave Maria”, “Stabat Mater”, “Laudi alla Vergine Maria” e “Te Deum”. A primeira, que tem o nome da mãe de Cristo, mostra em sua poesia musical e religiosa uma escala enigmática criada por Adolfo Crescentini. Esse compositor lançou, em 1888, na "Gazetta Musicale di Milano", um desafio para compositores criarem a harmonização de uma sequência de tons e notas. Verdi assumiu a disputa e o resultado foi essa obra genial.

O “Stabat Mater” também tem, em sua origem, um conteúdo recheado de melodias e singularidades. Embora não se saiba a origem do texto, ele foi atribuído a São Boaventura ou a Jacopone de Tobi, entre os séculos XI e XII. Em 1570, a letra utilizada em cultos foi proibida pelo Concílio de Trento e só retornou às igrejas em 1727. Depois de mais de 150 anos, o rito religioso ganha sonoridade com a composição de Verdi.

“Quatro peças sacras” ainda apresenta mais curiosidades. Verdi usou os versos do maior poeta italiano, Dante Alighieri, em “Laudi alla Vergine Maria”. O hino cristão “Te Deum” foi atribuído a diversos santos e ganhou a sonoridade através de grandes compositores da história, de Mozart a Verdi.

Apresentado pelo jornalista Clóvis Ribeiro, o Harmonia com o concerto “Quatro peças sacras”, de Giuseppe Verdi, vai ao ar no próximo domingo (17/05), às 14h, pela Rede Minas. O programa também pode ser visto, no mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.

(Com Tatiana Coutinho/Rede Minas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário