segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Contra os ataques aos trabalhadores do Rio de Janeiro

                                                              

                  Não ao pacote de maldades 
                  do Pezão e dos poderosos!

                             (Nota do Comitê Regional do PCB RJ)

O Comitê Regional do Partido Comunista Brasileiro do Rio de Janeiro denuncia mais um ataque contra a classe trabalhadora, contra os servidores públicos  e contra o conjunto da população fluminense.

O falido governo estadual do PMDB novamente lança sobre os trabalhadores todo o peso da crise política e econômica que o Rio de Janeiro sofre nos  últimos anos. Mais uma absurda ofensiva contra direitos trabalhistas, sociais e até direitos humanos.

O PCB RJ considera que a crise econômica que assola o Rio de Janeiro se intensificou nos últimos anos e é produto da forma de governo voltada aos  interesses privados do grande capital. O PMDB depois de 4 mandatos à frente do governo fluminense, dirigindo o Estado com uma grande coalizão de partidos, a partir de 2010 (PP, PDT, PT, PTB, PSL, PTN, PSC, PSDC, PRTB, PHS, PMN, PTC, PSB, PRP e PCdoB.), conduziu uma política de favorecimento ao grande capital. Somente no ano de 2015, o Estado deixou de receber R$ 6,609 bilhões de grandes empresas sediadas no Rio de Janeiro. Uma das marcas da administração do PMDB foi a farra de recursos públicos, transferidos para o setor privado, regido pela lógica do lucro.

Consideramos criminoso o conjunto de ataques que compõe o chamado pacote anticrise que prevê, entre outras medidas, a taxação de 30% de descontos sobre salários de aposentados e pensionistas que recebem até R$5189,00 (até hoje isentos de contribuição previdenciária); aumento da alíquota dos servidores de 11% para 14%, incluindo aposentados; extinção do adicional por tempo de serviço; o fim de programas sociais tais como restaurantes  populares, aluguel social e Programa Renda Melhor.

Este quadro desolador de nosso estado se insere num conjunto de outros brutais ataques aos trabalhadores em escala nacional de retirada de todos os tipos de direitos. Na esfera federal, conduzido pelo governo ilegítimo de Michel Temer, à frente está a igualmente criminosa atual PEC55 (antiga PEC 241) já aprovada na comissão do senado, que congela investimentos públicos por 20 anos impactando em áreas como saúde, educação, moradia, transportes e infraestrutura e previdência.

Precisamos fortalecer nossos sindicatos, entidades representativas, movimentos populares e sociais. Além disso, é fundamental a construção da unidade dos trabalhadores de todo o Estado por meio de espaços como o MUSPE, imprimindo uma direção política consequente e combativa.

Somente com organização, mobilização e luta, vamos resistir e partir para a ofensiva.

Lutar e ocupar as ruas!

Os trabalhadores não vão pagar pela crise.

Nenhum Direito a Menos

Avanço nas Conquistas

Pelo Poder Popular no rumo do Socialismo.

Comissão Política Regional PCB – RJ

http://pcb-rj.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário