quarta-feira, 2 de maio de 2012


                                                                 Crédito: wftucentral.org

A RIQUEZA PERTENCE ÀQUELES  QUE A PRODUZEM

DECLARAÇÃO DO PRIMEIRO DE MAIO DE 2012 da Federação Sindical Mundial

A Federação Sindical Mundial envia uma saudação fraterna a todos os trabalhadores e trabalhadoras de todo o mundo. O 1º de Maio é o dia em que nos recordamos de nosso papel insubstituível na produção de toda a riqueza do mundo. O 1º de Maio é o dia em que nos recordamos do poder invencível que a unidade da classe pode nos proporcionar para mudar o mundo de acordo com nossas necessidades e capacidades. Um mundo de prosperidade, paz e solidariedade fraterna. O único obstáculo que se interpõe em nosso caminho para esta conquista é a atividade parasitária dos monopólios. A exploração predatória dos recursos para a produção de riqueza para seu próprio proveito à custa dos povos e do meio ambiente.
Em tempos de crise capitalista, sobretudo de uma crise profunda e sincronizada como a que enfrentamos hoje, suas rivalidades interimperialistas se intensificam, seus anseios por mais esferas de influência, pelo controle sobre os recursos para produção de riqueza, por maiores mercados e por força de trabalho mais barata são insaciáveis. Tornam-se mais impiedosos que nunca no decurso da competição. O fogo das guerras e dos conflitos causados pelas intervenções imperialistas se alastra. As rivalidades intercapitalistas dão lugar a guerras e conflitos.

O impacto sobre a vida dos povos é dramático:

16% da população mundial sofre de desnutrição.

O desemprego aumenta de forma continuada.

1 em cada 6 pessoas no mundo não tem acesso a água potável suficiente.

Mais de 100 milhões de pessoas encontram-se sem um lar. Milhões vivem em favelas. Centenas de milhões vivem de aluguel ou têm de pagar hipotecas exorbitantes para obter a casa própria.

920 milhões de pessoas continuam analfabetas.

8,1 milhões de crianças morreram em 2009 antes de completar cinco anos de idade.

A cada ano, cerca de 2,1 milhões de pessoas ao redor do mundo morrem de enfermidades evitáveis por vacinação.

Os direitos dos trabalhadores a salário mínimo decente, seguridade social, serviços públicos gratuitos e de qualidade (educação, saúde, transporte, eletricidade) estão sendo retirados e atacados.

A liberdade de associação e as liberdades sindicais em geral estão sendo atacadas. Há sindicalistas assassinados, presos, demitidos.

Por outro lado, os lucros dos capitalistas aumentam ou permanecem ultrajantemente elevados. No ano de 2010, em plena crise capitalista, as 50 empresas mais rentáveis obtiveram lucros de mais de 715 bilhões de dólares.

Esta realidade nos obriga, aos trabalhadores do mundo, a um contra-ataque coordenado e militante que enfrente a exploração capitalista e a barbárie, pela satisfação das necessidades básicas atuais e por um mundo sem exploração do homem pelo homem.

Dia 03 de outubro de 2012, Dia Internacional de Ação 2012, lutaremos organizados através de greves, manifestações, mobilizações, atividades em dezenas de países dos cinco continentes para acabar com a exploração predatória das multinacionais, para exigir nosso direito a alimentos, a água potável, a moradia, a medicamentos, a educação, a transporte e a serviços públicos gratuitos e de qualidade para todos.

Um mundo sem trabalhadores é impossível.

Um mundo sem capitalistas é necessário.

Tradução: PCB (Partido Comunista Brasileiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário